Páscoa saudável – Conheça os benefícios do chocolate
12 de abril de 2017
Ceará auxiliará na implantação do Programa Mais Paic no Amapá
13 de abril de 2017

Conheça os benefícios e alertas ao praticar sexo na terceira idade

Ao contrário do que muitos pensam o sexo não é algo raro quando se entra na terceira idade, inclusive a prática sexual nessa fase da vida traz muitos benefícios para a saúde física e mental.Porém, com o tempo, o corpo sofre algumas mudanças que podem desfavorecer a relação sexual, mas isso não é um problema quando se investe em alguns cuidados para que o sexo seja prazeroso em vez de doloroso e difícil.

Sabendo que o assunto pode parecer um tabu para algumas pessoas, mas que não há idade para o amor e que os idosos estão cada vez mais ativos e usando até mesmo aplicativos virtuais para encontrar parceiros, a sexóloga do C-date, Carla Cecarello, explica os benefícios e alertas ao praticar sexo na melhor idade

♦ Benefícios do sexo na terceira idade

O sexo faz muito bem em qualquer idade, principalmente na terceira idade. Existem alguns casos em que se pessoa não é ativa sexualmente, ao longo da sua vida, quando chega à terceira idade não será propicio querer praticar com tanta frequência.

Os benefícios do sexo são muitos, ele aumenta a autoestima, melhora a qualidade de vida, o humor e a intensidade das relações. “A única desvantagem é que muitas pessoas, que estão na terceira idade, na juventude não conheceram o preservativo e nem fizeram o uso, o que propicia confiança demais nas relações com o outro, isso é um grande perigo porque o preservativo é uma necessidade nos dias de hoje”, explica a sexóloga Carla Cecarello

♦ Libido não acaba com o envelhecimento

Conforme a idade avança o corpo vai passando por mudanças, por isso é preciso ficar atento e ter alguns cuidados. “A libido não acaba com o envelhecimento. O que pode acontecer são algumas alterações hormonais com a terceira idade como no caso das mulheres quando muitas vezes têm a testosterona alterada. O homem passa pela andropausa – distúrbio antropogênico do envelhecimento masculino – e essa alteração hormonal pode atingir a libido. Mas se não houver nenhum tipo de alteração no hormônio que desperta desejo sexual, a vontade continua da mesma forma”, descreve Carla.

♦ Sexo na terceira idade tem algum perigo?

A atividade sexual na terceira idade é boa tanto para os homens quanto para as mulheres, não há nenhum perigo em praticar nessa fase. “O único fato é que eles estão mais expostos a doenças sexualmente transmissíveis, pelo não uso do preservativo na juventude e esse hábito ainda permanecer mesmo com todos os avisos e alertas hoje em dia”, enfatiza a especialista do C-date.

→ Para melhorar o sexo na terceira idade, as dicas da sexóloga

Dica 1: Pratique atividades físicas para estimular o desenvolvimento de algumas substâncias no corpo;

Dica 2: Tenha bastante amigos ou saia para conhecer novas pessoas;

Dica 3: Visite bailes exclusivos para a terceira idade;

Dica 4: Faça aula de dança e crie um ciclo de amizades que propiciem encontros.

Dica 5: Invista em sites de relacionamentos que direcionam para o público da terceira idade. Lembre-se de tomar alguns cuidados na hora de conhecer o parceiro, como, por exemplo, não ir sozinho para encontros;

Dica 6: Nunca se exponha a nenhuma relação sexual sem usar preservativos e utilize também lubrificantes à base de água. Além disso, o lubrificante pode ser usado em cima do preservativo para que o deslizamento seja ainda melhor.

Agora, com todas essas dicas, é só aproveitar!

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *