Assembleia Legislativa lança Frente Parlamentar Nacional em Defesa do BNB nesta sexta-feira (05)
5 de abril de 2019
Acha que são duas pessoas na foto? Acredite, são montagens incríveis!
5 de abril de 2019

Idealizado pelo Ateliê Casamata, o projeto do Laboratório de Criação e Intervenção Urbana promove um espaço de criação e formação voltado às artes. As inscrições estão disponíveis no site do LabCIU. O projeto conta com Apoio Institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Apoio Cultural da Rede Cuca. Confira a programação e participe!

De 09 a 12 de abril – LITERATURAS PERIFÉRICAS | Rômulo Silva e Gustavo Costa

Literaturas Periféricas se propõe a registrar e difundir em fanzines (revistas marginais) a invenção cotidiana através de fotografias feitas em aparelhos celulares e escrita livre (poesia, relato, crônica, etc.) a partir da experiência na cidade e do olhar fotográfico. Através de textos, poemas, rabiscos, desenhos, arte em xerox, colagem e stencil, os participantes irão registrar narrativas outras sobre a cidade e sobre seus habitantes.

De 16 a 18 de abril – INTRODUÇÃO BÁSICA DE ARTE URBANA | Alexsandra Ribeiro

A proposta é desenvolver atividades básicas sendo elas teóricas desde a sua construção até as atividades práticas, onde os participantes terão experiências que serão introduzidas nas aulas teóricas, onde serão abordadas as temáticas da história do graffiti, suas origens e os demais estilos e terão que desenvolver um produto de finalização onde será desenvolvida na parte prática local.

De 23 a 26 – BLACK COMICS NAS RUAS | Tubarão

Será trabalhado a temática da representatividade negra no universo dos quadrinhos, com foco nos super heróis e heroínas, tendo como objetivo dar visibilidade a personagens negros e negras invisibilizados por questão do racismo social, bem como fazer com que os jovens possam conhecer e se identificar com referências positivas, melhorando a autoestima e trazendo reflexões sobre nossa sociedade e tendo como produto final a criação de um painel de graffiti de uma personalidade negra dos quadrinhos, a ser escolhida coletivamente.

De 23 a 26 das 14h às 18h – INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DECOLONIAL
Eduardo Moreira e Rodrigo Lopes – Inscrições via https://labintervencaourbana.com

A oficina apresenta um panorama básico da produção de teóricas/os e artistas negras a partir de questões relacionadas ao pensamento decolonial, dentre elas a produção de subjetividade diaspórica, silenciamento e apagamento da produção negra e a produção de conhecimento a partir da realidade da América Latina. Através da produção em arte contemporânea negra e da produção acadêmica de pensamento decolonial, a oficina contribui para a construção de um olhar crítico sobre obras de arte, produção acadêmica e dos processos poéticos das/os participantes.

Serviço:
Laboratório de Intervenção Urbana
Local: Cuca Jangurussu – Av. Gov. Leonel Brizola, s/n – Jangurussu, Fortaleza – CE
CEP: 60866-681
Mais informações, acesse: https://labintervencaourbana.com

 

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *