Tudo sobre o Desinchá – O chá que garante reduzir medidas!
19 de dezembro de 2018
Marielle Franco é homenageada na Assembleia Legislativa com o Prêmio Frei Tito de Alencar
19 de dezembro de 2018

Crianças – 7 dicas para cortar os custos do material escolar pela metade!

No começo do ano é impossível não pensar nas principais despesas, impostos do carro (IPVA), imóvel (IPTU), assim como as matrículas e o material escolar. Por essa razão, o Pátio Hype listou sete sugestões do coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, para ajudar a economizar nos gastos do material escolar. Para conferir, desliza um pouco mais e saiba tudo!

1.Pesquisar

Apesar de ser uma dica clichê, é a primeira atitude que os pais devem ter quando o assunto é material escolar. Os preços mudam bastante de uma loja para outra e essas variações podem oferecer uma boa economia. Portanto, não deixe para comprar de última hora, para que tenha tempo de sobra para pesquisar.

2.Siga a lista

Para que não tenha a possibilidade de cair em tentações, o ideal é fazer uma lista e segui-la. Mochilas da moda, cadernos de personagens atuais, canetinhas especiais, devem manter-se fora da lista, pois os itens da lista devem ser prioridade.

3.Recicle

Separe todo o material utilizado no ano anterior e veja o que ainda pode ser reutilizado. Por exemplo, cadernos usados pela metade podem ganhar uma nova capa, assim como lápis, giz de cera, apontadores, canetas e réguas também podem ser reaproveitados e diminuir os gastos das compras.

4.É possível poupar juntos

Converse com outros pais e tentem ir às compras juntos, pois, dessa forma, a possibilidade de ganhar descontos aumenta. Quando há uma grande quantidade de produtos, sempre é mais fácil negociar descontos, o bom e velho atacado.

5.Biblioteca

Outra alternativa é reunir os pais para solicitar a criação de uma biblioteca na escola, para que os responsáveis possam fazer trocas de livros. Além dessa opção, também é possível realizar essa tarefa pela Internet, em que existem uma variedade de materiais e livros usados em ótimo estado e que, na maioria dos casos, custam a metade do preço. Entretanto, é preciso saber se a escola aceita livros usados.

6.Descontinho

Se possível, pague à vista e solicite um desconto no preço total. É importante estar atento ao valor das parcelas, para não sair do seu orçamento mensal, ou cair no parcelamento rotativo do cartão de crédito.

7.Resista aos filhos

Para que os pais não sejam influenciados pelos filhos, é preciso lembrar de que eles também podem ter sido influenciados pelos amigos e pelo marketing. Portanto, converse com os pequenos antes de ir às compras, explique a situação financeira da família e quanto poderão gastar com o material escolar. Caso contrário, é melhor deixar as crianças em casa com a supervisão de um adulto.

Qual a sua dica para economizar com os gastos do começo do ano? Compartilha com a equipe do Hype.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *