Feriados prolongados e saques do FGTS devem aquecer o mercado de turismo, revela pesquisa do Google
19 de abril de 2017
Saiba como melhorar a saúde no ambiente corporativo
19 de abril de 2017

Cuidado com o Desafio da Baleia Azul, que tem levado jovens a se mutilarem!!!

Não é de hoje que a internet tem vários desafios: alguma coisa é proposta por alguém na grande rede e daí, várias pessoas entram na brincadeira e postam imagens suas cumprindo a missão. Já tivemos desafios do bem, como o Desafio do Balde de Gelo, que arrecadou fundos para pesquisas da cura da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Tivemos outros desafios toscos, como o Desafio da Boca da Kylie Jenner, que fez muitos adolescentes acabarem com os lábios inchados e machucados.

Mas agora, um novo desafio tem tomado conta das redes sociais e causado bastante polêmica. Trata-se do Desafio da Baleia Azul (ou Blue Whale Challenge, em inglês), que, dentre uma série de missões, propõe que o desafiado se coloque em várias situações de risco, além de se mutilar e até mesmo, cometer suicídio.

Ninguém sabe ao certo como começou ou quem inventou o tal Desafio da Baleia Azul. Segundo especialistas, tratava-se de uma notícia falsa divulgada em sites russos em 2015, mas que acabou virando realidade. E a coisa não demorou muito a se espalhar pela web, e há relatos de mortes e mutilações de jovens ligados ao tal desafio em diversos países pelo mundo.

Os adolescentes entram em contato com os autointitulados “curadores” através de grupos fechados no Facebook ou troca de mensagens por Whatsapp. Uma vez participando do desafio, o “curador” faz uma série de 50 missões macabras, e o desafiado precisa cumprir todas, publicando, de forma sutil, em suas redes sociais, imagens das tarefas sendo cumpridas. Aquele que não cumprisse o que foi pedido seria castigado. Confira abaixo algumas das missões pedidas aos participantes:

  • Assistir filmes de terror e psicodélicos às 4:20 da manhã, mas não pode ser qualquer filme, o curador te indicará, lembrando que ele fará perguntas sobre as cenas, pois ele quer saber se você realmente assistiu.
  • Cortar seu braço com uma faca, “3 cortes grandes” mas é preciso ser sobre as veias e não precisa ser muito profundo, envie a foto para o curador, e seguira para o próximo nível.
  • Desenhar uma baleia azul e enviar a foto para o curador.
  • Acordar as 4:20 da manhã e subir em um telhado, quanto mais alto melhor.
  • Desenhar uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e enviar a foto para o curador.
  • Corte seu lábio.
  • Fure suas mãos com um agulhas.
  • Procurar o telhado mais alto, e ficar na borda por 22 minutos.
  • Subir em uma ponte e ficar na borda por 22 minutos.
  • Encontre outra baleia azul, “outro participante”, o curador te indicará.
  • Se pendurar mais uma vez em um telhado alto, mas desta vez precisa fazer algo radical.
  • Acordar as 4:20 e ir a uma estrada de ferro.
  • Não falar com ninguém o dia todo.
  • Fazer um voto de que você é realmente uma Baleia Azul.

Ao todo, como já falamos, são 50 os desafios, e o último, seria o participante tirar a própria vida. No Brasil, há duas mortes – uma na Paraíba e outra no Mato Grosso -, além de uma tentativa de suicídio ocorrida no Rio de Janeiro que estão sendo investigadas como ligadas ao Desafio da Baleia Azul.

O que as autoridades e psicólogos pedem é que pais, parentes e amigos de jovens fiquem atentos ao comportamento deles. Se mudarem de forma repentina, passarem a postar coisas estranhar em seus perfis na WEB, se ficarem mais e mais isolados, isso pode ser um sinal de alerta. E vale lembrar que, mais importante do que julgar, é ajudar quem estiver passando por algum momento de dificuldade, ok? E se você quiser se sentir especial, procure ajuda, nada de se envolver em desafios perigosos! Cada vida conta!

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *