Saiba como preparar a torta doce perfeita!
11 de dezembro de 2018
5 penteados fáceis e lindos para fazer sozinha!
11 de dezembro de 2018

A acessibilidade é um tema que está na centralidade dos debates sobre direitos humanos, tornando-se urgente um posicionamento da cena cultural cearense sobre o direito de acesso para esses cidadãos à produção cultural local. Com base nisso, a Secretaria da Cultura realiza o Seminário “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade”, dia 11 de dezembro, no Teatro Carlos Câmara, Centro de Fortaleza. Voltado para gestores culturais, produtores, criadores nas diversas linguagens, pessoas com deficiência, movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o seminário tem como objetivo sensibilizar os agentes culturais da cidade, ampliando as informações sobre como aplicar acessibilidade na prática do fazer cultural. A ação é realizada em parceria com o Grupo de Trabalho de Acessibilidade Cultural da Secult, do Ministério Público e diversas instituições e movimentos, que atuam na defesa desses direitos.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) vem debatendo a acessibilidade cultural, inserindo de diferentes formas o tema na pauta das políticas públicas. Equipamentos culturais acessíveis, formação de técnicos na área de acessibilidade e a programação com acessibilidade para o público com deficiência são alguns dos tópicos abordados. Dessa forma, a acessibilidade nos editais da Secult de fomento às artes e às manifestações culturais já são critérios exigidos, com pontuação para projetos que demonstrem algum tipo de atendimento a pessoas com deficiência.

No campo da responsabilidade legal, o Ministério Público (MP) vem, paralelamente, atentando para o Decreto 5296/2004,  a LBI – Lei 13146/2015 e a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ao mesmo tempo, em que se coloca como parceiro, na implantação das bases desse debate, para uma mudança de paradigma no âmbito da cena cultural no Ceará.

Serviço:
Seminário “Cultura do Acesso: Arte e Acessibilidade”
Dia 11 de dezembro, de 8h às 18h
Local: Teatro Carlos Câmara –  Rua Senador Pompeu, 454 (com entrada acessível pela Rua Dr. João Moreira) – Centro, Fortaleza.
Inscrições: Gratuitas, por meio do Mapa Cultural, através do link:
http://mapa.cultura.ce.gov.br/oportunidade/1302/

 

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *