7 maneiras de trabalhar em casa e ter bons lucros!
4 de maio de 2020
Divulgado o resultado do 71º Salão de Abril
4 de maio de 2020

Curso online de História da Dança na Vila das Artes

Vamos de dica para curtir esse período de isolamento social? A Vila das Artes realiza, a partir desta segunda-feira (04/05), o curso “Menu História da Arte: Spoiler Alert!”, com a pesquisadora Cássia Navas. A ação integra o programa Aulas Abertas, da Escola Pública de Dança da Vila das Artes, e faz parte da programação da Semana da Dança Fortaleza, parceria entre diversas entidades e escolas ligadas à Dança no Ceará. Serão, ao todo, cinco encontros online ao vivo no canal de vídeos da Vila das Artes no Youtube, nos dias 04, 06, 07, 08 e 13/05, sempre às 15h.

Nomeada como “Menu degustação”, a aula de segunda-feira (04/05), a primeira do curso, traz um panorama geral dos assuntos que serão trabalhados nos demais dias. Para aqueles que não puderem acompanhar as transmissões ao vivo, vídeos das aulas ficarão disponíveis no Youtube da Vila das Artes até o último dia. A participação nas transmissões ao vivo é livre para qualquer pessoa interessada. Participantes inscritos terão, no entanto, direito a certificado e possibilidade de interação direta com a pesquisadora Cássia Navas.

O curso tem como objetivo apresentar e debater temas da história e da historiografia da dança atual, com foco na dança do Brasil. “Com isso, aponta-se para a necessidade de um ‘finca-pé’ de um campo, a dança aqui-e-agora, por meio da convocação de uma memória por aqueles que aqui estão”, comenta Cássia. “De maneira sintética, serão abordados contextos fundamentais da história da dança, a partir de trajetórias de artistas, coreógrafos, grupos e obras, buscando dar visibilidade à dança e suas histórias, e apontando para as sucessivas e atuais crises do corpo e de suas representações”, explica a professora.

O programa Aulas Abertas é um projeto destinado a proporcionar aos artistas da dança local oportunidades regulares e adequadas de trabalho e aperfeiçoamento técnico-corporal. Constituído por módulos independentes entre si, em geral com duração de uma semana, o programa visa ainda possibilitar o contato de profissionais e estudantes com distintas propostas de trabalho corporal e artístico desenvolvidas em diferentes contextos de pesquisa e criação em dança.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema.

Sobre a ministrante
Cássia Navas é professora e pesquisadora do Pós-Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Dança/Semiótica (PUC/SP), além de pós-doutora em artes (ECA/USP) e especialista em gestão / políticas culturais pela Université de Dijon (Dijon – França). Curadora e consultora de vários programas em dança, já liderou o Grupo de Pesquisa Topologias da Arte e Identidades Contemporâneas (Gepeto) do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CNPq – MCTIC). Saiba mais em seu sítio eletrônico pessoal: www.cassianavas.com.br.

Vila na Rede
Todas a programação online da Vila das Artes faz parte do projeto “Vila na Rede”, iniciativa que visa a manutenção das atividades do equipamento cultural e oferece alternativas culturais que podem ser apreciadas no conforto de casa, durante o período de distanciamento social recomendado devido à pandemia da Covid-19.

Serviço
Curso “Menu História da Arte: Spoiler Alert!”, com Cássia Navas
Ficha de inscrição
Data: 04, 06, 07, 08 e 13/05
Hora: 15h
Local: Canal Vila das Artes no Youtube

Fotos: Reprodução / Fonte: Secultfor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *