Fortaleza ganhará novo Shopping Center
9 de junho de 2011
Dê um upgrade no seu sorriso!
9 de junho de 2011

Delícias de São João!

Mês de Junho é sinônimo de comemoração! Uma das festas mais animadas do Brasil, principalmente no nordeste, o São João é a época para se deliciar com os quitutes mais esperados do ano: bolo de macaxeira, aluá, cocada, pé-de-moleque, arroz doce, maçã do amor e outras infinidades de guloseimas que dão água na boca! O No Pátio separou duas receitinhas simples, rápidas e saborosas para deixar o seu São João ainda melhor!

Vatapá

Ingredientes:

1 kg de pão amanhecido

5 tomates sem sementes

3 cebolas graúdas

1 maço pequeno de coentro picado

1 e 1/2 xícaras de castanhas de caju

1 xícara de amendoim torrado e sem casca

300 g de camarão seco

1 pimenta malagueta pequena (opcional)

2 litros de leite de coco

3 xícaras de óleo de dendê

sal

Modo de Preparo:

Retire as cascas duras dos pães, corte o pão em cubos graúdos e deixe amolecer cobrindo com 3 ou 4 xícaras do leite de coco. Retire as cabeças dos camarões secos. Coloque no processador as cebolas, tomates, coentros e pimenta. Bata bem. Acrescente as castanhas, camarões secos e amendoins, bata novamente para obter uma pasta. Em ma panela grande, coloque 2 xícaras do dendê, deixe aquecer bem e acrescente a pasta de temperos, refogue lentamente para cozinhar as cebolas e os tomates. Quando o refogado perder o excesso de líquido, acrescente o pão. Coloque o resto do leite de coco. Se necessário, acrescente mais dendê para corrigir a cor. O vatapá irá cozinhar até obter ponto de mingau espesso e deve-se ir misturando bem com uma colher para que o pão se desmanche. Se o vatapá não engrossar o suficiente, dissolva um pouco de farinha de trigo em caldo de peixe ou água fria e acrescente à panela, cozinhando até engrossar. Caso prefira um vatapá mais suave, elimine a pimenta malagueta e substitua metade do dendê por óleo de soja.

Bolo de Milho:

 Ingredientes:

– 1 xícara (chá) de manteiga

– 1 lata de leite condensado

– 7 ovos

– 1 lata de milho verde escorrido

– 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

– 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 Modo de preparo:

Bata a manteiga até ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um. Em seguida, junte o milho verde e, por último, a farinha de trigo, peneirada junto com o fermento. Misture levemente até que fique uma massa homogênea.

Despeje numa fôrma redonda untada, com buraco no meio. Asse em forno médio por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Bom, o mês de Junho é o período em que as maravilhas da culinária nordestinas podem ser apreciadas sem peso na consciência nem pensamento na balança! Para dançar um bom arrasta pé tem que estar bem alimentado, não é?!

0 Comentários

  1. Rosana disse:

    uma delicia toda a comida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *