osteoporose imagem destacada
6 dicas para evitar a osteoporose
11 de janeiro de 2021
Maxi chapéu é o acessório hit da temporada
11 de janeiro de 2021

Desfralde infantil – 7 dicas para facilitar a transição do seu filho

desfralde destacado

Baby girl legs isolated on white background

Uma das fases que todas as mamães de plantão passam é a do período de desfralde, que consiste na transição do bebê da fralda para o banheiro. Por isso, o Pátio Hype preparou para você uma lista com 7 dicas para facilitar esse processo tão importante. Confere aí!

É importante ressaltar, que o período do desfralde varia muito de criança para criança. Portanto, não preocupe com prazos. Uma hora ou outra o bebê vai abandonar um de seus hábitos mais característicos: o de usar fraldas

1 – Quando tirar?

Os especialistas recomendam que a fralda não seja tirada muito antes dos 2 anos, até porque a criança pode não estar preparada para isso. Logo, para evitar frustrações aguarde mais um pouco.

É só no segundo ano de vida que a criança sai da fase oral e entra na fase anal, em que se dá conta de que produz xixi e cocô.

2 – Não repreenda

Não adianta brigar com o pequeno se ele se sujar. A criança vai fazer algumas vezes na roupa e isso é normal! É necessário ter paciência e respeitar o tempo da criança.

Com o tempo, o próprio pequeno começará a se sentir incomodado com a fralda suja. Além disso, brigar com os filhos nessas situações pode gerar traumas que acabam dificultando o processo.  

Closeup of legs of cute little Asian 18 months old toddler baby boy child sitting on potty playing with wooden blocks toy. Kid playing with educational toy & Toilet training concept. – Selective focus

3 – Comece com o desfralde diurno

Antes de qualquer coisa, é necessário saber que a melhor forma de iniciar o processo do desfralde com os filhos é começar a realizá-lo durante o período diurno.

Até porque, a criança só vai aprender a se controlar e a dormir sem fralda depois que se acostumar a passar o dia sem.

4 – Prepare muitas roupas!

Vale lembrar, que até os pequenos se adaptarem a ir ao banheiro para fazer suas necessidades fisiológicas, eles irão sujar muito mais peças de roupa do que o normal.

Portanto, tenha um arsenal de roupinhas a mais que sejam fáceis de colocar e tirar. É necessário ter todos os tipos de roupas inclusive meias e sapatos. Já que tudo pode acontecer na hora de uma emergência.

É importante também que a criança consiga tirar e colocar as roupas sozinha. Dessa forma, além da independência para ir ao banheiro o pequeno já começa a ter o hábito de se vestir sozinho.

5 – Estabeleça uma rotina estável.

uma rotina pré-estabelecida pode ser uma grande aliada na hora de realizar o desfralde das crianças, uma vez que a criança terá que relacionar e associar as idas ao banheiro à sua nova rotina.

Um bom exemplo é ensinar o pequeno a sempre que acordar ir ao banheiro fazer xixi, mesmo que ele diga que não está com vontade ou diga que está com preguiça. Dessa forma, ele aprenderá a usar o banheiro mais rapidamente.

6 – Estabeleça alguém como referência.

Por se tratar de algo novo, é necessário que a criança que está desfraldando tenha alguém que a ensine a fazer suas necessidades da forma correta, não é mesmo?

Além disso, as crianças aprendem tudo pela imitação, então permita que ela veja, incentive e ensine seu próprio hábito de ir ao banheiro. O pequeno irá notar as diferenças entre os hábitos masculinos e femininos e se mostrará curiosa para aprender.

7 – Desfralde noturno.

É recomendado, que o desfralde noturno seja feito apenas quando o diurno já estiver bem encaminhado. Se o pequeno já estiver passando períodos de 3 a 5 dias com a fralda sequinha de noite, tente tirá-la.

Outra dica importante é fazer as crianças sempre irem ao banheiro antes de dormir e não dar muitos líquidos perto da hora de ir para a cama.

E aí, curtiu? Comenta aqui embaixo o que achou e corre para colocar essas dicas em prática. Lembre-se que o período de desfralde é importantíssimo na vida dos pais e dos filhos. Portanto, tente tirar o máximo de proveito da situação. Para ler mais matérias como essa visite o Pátio Hype regularmente.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *