CMFor realiza audiência pública para apresentar o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência
17 de abril de 2018
31ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
18 de abril de 2018

DFB Festival 2018 propõe um olhar em 360º para cobrir todos os sentidos que norteiam e retratam o Brasil atual

“Olhar a realidade através de todas as camadas, abrangendo todos os sentidos e todas as direções”, resume Claudio Silveira, ao anunciar a proposta da edição 2018 do DFB Festival, uma das mais relevantes mostras multidisciplinares do Nordeste e maior encontro da moda autoral da América Latina. O realizador do DFB reforça que, “em tempos de temperatura elevada em todos os setores da nossa sociedade, é preciso se posicionar de forma positiva para garantir a máxima participação de todos os indivíduos, sem discriminação, censura ou limitação”. 

 A fala de Claudio reflete os princípios da Economia Circular e da Economia Criativa, que norteiam o Evento este ano, e que já vêm sendo abordados em edições anteriores. Ao consolidar-se como evento multidisciplinar, o DFB Festival 2018 reforça sua missão maior: promover a inovação e o acesso às mais diversas formas de produção criativa. Realizado de 09 a 12 de maio, o Evento volta, pela quarta vez, ao Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, e apresenta uma extensa programação reunindo cultura, música, moda, dança, gastronomia, empreendedorismo e formação. 

Shows empoderados celebram a pluralidade

O lineup cultural tem como epicentro o Palco Ceará Sobe o Som, que, no decorrer de 4 dias, receberá 8 shows e 4 sets de DJs convidados. Entre os destaques, a festa de abertura do DFB Festival 2018, na quarta, 09 de maio, apresenta a carioca Iza, uma das grandes novidades da música pop brasileira. No lineup dos shows, a revelação As Bahias e a Cozinha MineiraCIC e a paranaense Karol Conka, encerrando o evento no sábado, com uma festa que traz o tema “Não se importe com meu decote”, patrocinada pela marca cearense Nayane Rodrigues Lingerie. Toda a programação do Palco Ceará Sobe o Som é 100% gratuita. 

O Espaço recebe, ainda, duas grandes performances de dança assinadas pela coreógrafa e bailarina Vera Passos – uma delas inédita no Brasil e já apresentada em solo norte-americano. Ampliando o cardápio musical, haverá concertos em versão pocket, em palcos especiais, na área externa das salas de desfile. 

 

Segmento Moda promove pluralidade e celebra o beachwear cearense, a indústria que é a nossa praia

 Com 19 anos de uma história fortemente ligada à tradição da indústria cearense de têxteis e confeccionados, o DFB Festival apresenta um line up composto por 38 desfiles de moda, entre nomes autorais, grandes players nacionais e criadores emergentes, distribuídos em três salas, com capacidade para 1.000, 800 e 600 lugares. Números que o tornam reconhecido internacionalmente como o maior e mais relevante encontro da moda autoral da América Latina. 

Entre as novidades, a parceria com a têxtil catarinense Lunelli, que desenvolverá uma série de ações no DFB, incluindo um desfile que marca o retorno de um ícone da nova geração de designers brasileiros: o paulista Dudu Bertolini. 

Outra boa nova é o retorno da Riachuelo ao lineup do Evento, encerrando, novamente, o DFB Festival com um trendshow reunindo os principais desejos de moda da temporada em um megadesfile.

 

No pavimento superior do Terminal Marítimo, uma outra novidade: o DFBeach Club, uma nova sala de desfiles, para 600 convidados com vista panorâmica para o entardecer no Oceano Atlântico, com line up exclusivo em beachwear. A mostra foi idealizada para estimular e dar mais visibilidade à indústria da moda praia cearense. A estrutura do espaço é transparente e climatizada, e os desfiles têm início no fim da tarde, ao pôr-do-sol, a partir das 17h30min.

Por lá, passarão as estreantes Flee! e Hand Lace, além da praia deluxe da Bikiny Society, que promoverá uma sunset edition para apresentar sua coleção. No DFB Festival, moda é sinônimo de oportunidade e suas ações reafirmam sua missão primordial: proporcionar o acesso do público a talentos emergentes e em formação, bem como marcas e designers que não se encaixam nos formatos mais tradicionais do trade.

Para fomentar o novo, o DFB realiza, desde 2001, o Concurso dos Novos, tradicional competição aberta a instituições de ensino superior e técnico de todo o Brasil. Em jogo, além do Trofeu DFB e do reconhecimento de um número expressivo de profissionais da imprensa especializada de todo o Brasil, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Nesta edição, as instituições participantes devem desenvolver coleções-cápsula com o tema: “Economia Circular: todos os ângulos da inovação e da renovação no pensamento e no fazer moda”.

 

Os talentos autorais ganham as passarelas do DFB Festival 2018. Novos nomes foram adicionados ao line up, como a paulistana minimalista D-Aura; o projeto cearense Elo Collab, capitaneado por um trio de mulheres com foco em design sustentável; a cosmopolita Tanden e as apostas Jonhson CavalcanteBruno Olly, Ivanovick, Fábio Caracas Herculano Marques (vencedor do reality show Comunidade:Moda em 2017). 

Nomes da nova geração também retornam à programação do DFB Festival 2018: as cearenses Rebeca Sampaio e Gisela Franck, bem como a maior fast fashion brasileira, a Riachuelo, que encerra o DFB com um trendshow reunindo as principais tendências da temporada.

Conversas e oficinas criativas promovem a capacitação

Com realização compartilhada entre o DFB Festival e o Senac/CE, o Dragão Pensando Moda (DPM) é um tradicional ciclo de encontros sobre moda, design, gastronomia e inovação e ocupa todo o Pavilhão do Conhecimento, no pavimento superior do Terminal Marítimo. A programação do DPM será aberta, no dia 09/05, com um talkshow com o estilista mineiro Ronaldo Fraga, sobre as conexões entre moda e cultura, seguido de conversa criativa entre o estilista e a pesquisadora Cristiane Mesquita.

No dia 10/05, a pauta aborda o universo masculino e conta com talkshow do carioca Mario Queiroz, estilista e realizador do seminário Homem Brasileiro e convidados como o estilista David Lee, o designer Erico Gondim e a consultora de produtos educacionais do Senac/Ce, Eveline Costa. As relações entre maquiagem e estilo são o assunto do dia 11/05, que recebe na arena Senac especialistas em beleza e styling do London College of Fashion e conversa criativa com a cosmetóloga Simone Barcelos.

Encerrando a programação do DPM, o quarto dia abordará sustentabilidade, cooperação e empreendedorismo, e irá contar com a participação de Itiana Pasetti (Revoada), Gabriela Mazepa e o trio de gestoras do projeto Elo Collab, que integra o lineup de desfiles do DFB Festival 2018.

Toda a programação dos talkshows e conversas criativas é gratuita, mas requer pré-inscrição no site do Senac/CE. Além da programação de workshops, talkshows e mesas redondas, o DPM realiza duas Oficinas Criativas, ambas abertas ao público, e com focos complementares: Para quem se interessa por moda, a oficina coordenada por Gabriela Mazepa (Projeto Re-Roupa) trabalhará as estratégias de construção de uma coleção a partir dos princípios do upcycling. Já os apaixonados por beleza, a oficina coordenada pela especialista Aline Matias irá elaborar propostas de maquiagem e cabelo para uma coleção de moda.

A experiência poderá ser acompanhada passo a passo pelo público, já que, durante os quatro dias de evento, as equipes construirão grandes moodboards (paines inspiracionais) que serão exibidos e analisados, registrando as diferentes etapas do processo. As oficinas contarão também com participações especiais de Ronaldo Fraga, Simone Barcelos, Eduardo Motta, Luciana Ulrich e Marcelo Belisário.

Na programação de cursos pagos, o público conta com as seguintes opções:

• Análise de Cor, por Luciana Ulrich

• Ilustração de Moda, por Marcelo Belisário

• Design Estratégico, por Phaedra Brasil

Na área de acesso às salas de desfile, o publico poderá conferir o espaço Novo Design Senac, que reúne designers e estilistas de todo o Nordeste, que irão comercializar peças autorais a preços competitivos. O Senac/Ce é responsável, ainda, pelas equipes de beleza das três salas de desfile, assinando os 38 desfiles desta edição.

Empreendedorismo, entretenimento e transmissão em tempo real

Além da programação de shows, desfiles, palestras e workshops, o público que for ao DFB Festival 2018 poderá conferir o Boulevard DFB: com foco em moda, arte e design, a área de 1.200m² reúne mais de 50 expositores e foi idealizada para proporcionar o diálogo direto entre criador e público, bem como facilitar o acesso a artigos originais, inovadores e autorais.

Para garantir a energia durante os 4 dias e noites de Evento, o DFB Festival 2018 convidou 6 restaurantes comandados pelos mais renomados chefs do Ceará, que oferecem refeições assinadas a preços populares. Além das opções gastrônomicas, o público conta com um megabar, delimitando o frontstage do Palco Ceará Sobe o Som e mais 8 espaços gastronomicos, tais como pizzarias, gelaterias, acai, crepe, tapioca etc. E para quem não conseguir ir até o Terminal Marítimo, o DFB Festival 2018 montará o Studio DFB, a base oficial para entrevistas, bate-papos e encontros com grandes nomes que passam pelo Evento, com conteúdo transmitido online durante os 4 dias de evento.

 Serviço:

DFB Festival 2018 | 360º | Manifeste seu Poder 

Data9 a 12 de Maio

Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza  

Serviços DFB Festival 2018:

Site: http://www.dfhouse.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DFHouse
Instagram: https://www.instagram.com/dfhouse

Youtube: http://www.youtube.com/dragaofashionhouse

E aí, ansiosa para o DFB Festival 2018?!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *