Sororidade: 5 formas de mulheres se ajudarem em vez de competirem
11 de maio de 2018
Receita do dia – Torta de Limão fácil com massa de biscoito!
11 de maio de 2018

Dia das Mães – 7 receitas para caprichar no almoço de domingo!

Além de surpreender a sua mãe com esse menu super, hiper, mega saboroso, você vai fazer toda a família repetir o prato. Pode acreditar!

No próximo domingo, dia 13, é comemorado o Dia das Mães e nada mais digno do que preparar um almoço especial para ela. Claro, com direito a muita comida gostosa. Então, desce um pouco mais, confere as receitas do Pátio Hype para você e já prepara o avental para colocar a mão na massa! 

1.Massa ao Molho de Gorgonzola e Cogumelo Paris

Ingredientes:

250 gramas de massa ( pode ser fettuccine);

1 lata creme de leite (sem o soro);

200 gramas queijo gorgonzola;

1/2 cebola ralada;

1 dente de alho picado;

2 colheres de sopa de manteiga;

200 gramas cogumelo Paris (fatiado);

2 colheres de sopa de molho de ostras;

200 ml de leite integral água para ferver a massa.

Modo de Preparo:

Primeiramente, vamos separar todos os ingredientes. Esse é um prato rápido porém você precisa conciliar o preparo do molho com o tempo de cozimento da massa. Se achar melhor, prepare o molho primeiro e deixe a massa pra depois. Higienize os cogumelos e fatie bem fino. Pique o queijo grosseiramente e reserve.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho na manteiga. Acrescente o creme de leite e o leite, mexendo bem. Deixe cozinhar por 2 minutos em fogo baixo. Acrescente o gorgonzola e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo bem, até desmanchar. Reserve.

Em uma frigideira, derreta a manteiga e refogue os cogumelos. Acrescente o molho de ostra e mexa por 2 minutos. Reserve.

Cozinhe a massa pelo tempo recomendado na embalagem, entre 6 a 10 minutos, dependendo do tipo e marca. Escorra a água e despeje a massa no molho, mexendo até “embalar” bem.

Por fim, acrescente os cogumelos no molho de ostra por cima de cada porção.

2.Arroz de Bacalhau

Ingredientes:

500 gramas de bacalhau dessalgado;

2 cebolas fatiadas;

2 tomates;

4 dentes de alho;

1 xícara de arroz branco;

4 colheres de sopa de azeite de oliva;

1/4 xícara de vinho branco seco;

600 ml de água filtrada salsinha picada à gosto;

4 ovos cozidos.

Modo de Preparo:

O primeiro passo dessa receita é separar todos os ingredientes. Dessa maneira, além de manter a cozinha mais organizada, você evita de começar a preparar o prato e, no meio do processo, se dar conta de que falta algo. Corte as cebolas em pétalas (ou fatias finas), retire o miolo dos tomates (deixe casca e sementes), dessalgue o bacalhau.

Em uma panela com 2 litros de água, cozinhe o bacalhau já dessalgado (aproximadamente 30 minutos). Retire espinhas e pele. Não precisa desfiar. Reserve.

Em outra panela, refogue a cebola fatiada com o azeite. Fogo baixo, pra não queimar. Quando a cebola estiver bem macia, acrescente o alho e, em seguida, o arroz. Refogue por uns 5 minutos e depois acrescente o vinho. Mexa até o vinho evaporar.

Acrescente os tomates (cortados em cubos grandes) e mexa um pouco. Agora, acrescente o bacalhau em pedaços. Nesse momento, despeje a água e deixe cozinhar com a panela semi-tampada por 20 minutos. Mexa, de vez em quando, pra que o arroz não grude no fundo da panela. PS: mesmo dessalgando o bacalhau, ele ainda fica beeem salgadinho. Por isso, não é preciso acrescentar sal na receita. Porém, se você estiver trabalhando com bacalhau congelado, aquele que vem sem nada, coloque uma colher de chá na lista de ingredientes. Corrija (pra mais), se necessário.

Passado o tempo de cozimento, pode ser que ainda tenha um pouco de água no fundo. O ideal é que o arroz fique um tanto “cremoso”. Apague o fogo e salpique a salsinha picada, finalizando com ovos cozidos, partidos ao meio.

3.Estrogonofe de Camarão

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga;

1/2 cebola picada;

500 gramas de camarão limpo;

2 colheres de sopa de molho inglês;

4 colheres de sopa de passata de tomate;

1 colher de sopa de mostarda;

1 lata de creme de leite (sem soro);

1 pitada de sal.

Modo de Preparo:

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola até que ela murche, sem deixar queimar. Refogue o camarão, temperando com sal. Caso curta, pode moer um pouco de pimenta do reino pra dar um “up” no sabor.

Quando o camarão estiver levemente rosado/alaranjado, acrescente o molho inglês e a passata de tomates. Misture e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente a mostarda.

Por fim, acrescente o creme de leite SEM SORO e misture por 2 minutos. O camarão cozinha bem rápido e todo esse processo também não demora muito. Aproveite pra corrigir o sal, caso seja necessário.

4.Curry Cremoso de Lentilha e Coco

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo vegetal ou óleo de coco;

1 xícara de lentilha;

1 lata de tomate pelado;

4 xícaras de água filtrada;

3 dentes de alho picados;

1 colher de sopa de semente de coentro;

1 colher de sopa de cominho em pó;

2 colheres de sopa de gengibre picado;

1 colher de sopa de cúrcuma;

1 vidro de leite de coco 200 ml;

1 colher de chá de sal;

1/4 colher de chá de pimenta caiena opcional.

Modo de Preparo:

Em uma panela média, esquente o óleo e acrescente as sementes de coentro e o cominho. Mexa por 2 minutos e, em seguida, acrescente o alho, deixando dourar por mais 2 minutos.

Junte ao refogado, o tomate, o gengibre picado, a cúrcuma e o sal. Cozinhe por 5 minutos, mexendo pra não deixar grudar no fundo da panela. Despeje a lentilha (crua) na panela, juntamente com a água. Caso você esteja fazendo a versão apimentada, esse é o momento de acrescentar a pimenta caiena. Tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos, em fogo baixo. Eventualmente, mexa a lentilha, pra dar uma misturada nos ingredientes.

Passados os 40 minutos, confira se as lentilhas já estão macias. O caldo vai reduzir e a consistência fica ainda mais cremosa quando acrescentamos o leite de coco. Junte o leite e mexa por 2 minutos, até ficar homogêneo. Retire do fogo e finalize com salsinha picada.

5.Ninhos de Talharim ao Forno

Ingredientes:

1/2 pacote de massa do tipo “ninho” (mais ou menos uns 6 ninhos);

400 ml de molho de tomate;

200 ml de água filtrada;

2 fatias de mussarela;

2 fatias de presunto cozido;

Cream cheese;

Mussarela extra picadinha.

Modo de Preparo:

Primeiramente, vamos “diluir” nosso molho de tomate com um pouco de água. A ideia é torná-lo um pouco mais ralo pra que o molho cozinhe nossos ninhos e não resseque totalmente.

Forre o fundo de um refratário com molho e acomode os ninhos de massa deixando um espaço entre eles.

Faça rolinhos de queijo e presunto (ou com o recheio que você preferir) e corte em 3 partes. Coloque cada mini-rolinho no centro dos ninhos e cubra com uma colherada pequena de cream cheese.

Cubra os ninhos com o restante do molho e, por fim, salpique muçarela picadinha sobre cada um.

Cubra o refratário com papel alumínio e leve ao forno (180ºC) por 30 minutos. Passado esse tempo, retire o papel alumínio e deixe dourar por 5 minutos. Se o seu forno tiver a função gratinar, vá na fé! Retire do forno e sirva ainda quentinho!

6.Panzanella, Salada de Pão Italiana

Ingredientes:

1 pão italiano ou francês;

Folhas Manjericão fresco;

5 bolinhas mussarela de búfala fresca;

150 gramas tomate cereja;

3 colheres de sopa azeite de oliva;

1 colher de sopa tempero italiano (opcional);

1 pitada sal.

Modo de Preparo:

Corte o pão em cubinhos ou então despedace com as mãos, de forma grosseira. Ele será a base da nossa salada. Acomode-o numa tigela e acrescente os demais ingredientes.

Corte os tomates ao meio, retirando as sementes, se preferir. Junte ao pão. Acrescente as folhas de manjericão. Deixei livre a quantidade pois tem gente que ama, tem gente que acha forte o sabor… fiquem a vontade.

Despedace as bolinhas de muçarela de búfala com as mãos. Se usar daquela menorzinha, nem precisa partir, mas aumente a quantidade. Finalize com o azeite e os temperos. Quem não tiver o tempero italiano, substitua por manjerona e orégano secos, 1 colher de sopa total. Não é obrigatório usar os temperos, somente o sal e azeite.

Misture os ingredientes delicadamente e sirva a seguir. Em dias quentes, vale servir essa salada geladinha.

7.Quinoa com Frango e Legumes

Ingredientes:

Para a quinoa e legumes

1 xícara quinoa crua;

2 xícaras de água filtrada;

1 cenoura picada;

1 chuchu picado;

1 colher de chá de sal.

Para o frango

200 gramas filé de peito de frango em tirinhas;

Suco de 1 limão;

1 colher de sopa vinagre de maçã;

1 colher de chá de sal;

1 colher de sopa manteiga ou azeite.

Modo de Preparo:

Primeiramente, vamos lavar bem os grãos de quinoa. Como ele é bem pequenino, cuidado na hora de passar na peneira e desperdiçar tudo. O ideal é lavar até a água ficar bem “limpinha”, sem espuma. Em seguida, descasque e pique a cenoura e o chuchu. Aqui, usamos esses dois legumes mas você também pode usar abóbora cozida, tomate picado… Em uma vasilha, deixe o frango “marinar” no suco do limão, vinagre e sal. Pode usar temperinhos a seu gosto, também. Deixe na geladeira, vamos preparar esse franguinho quando a quinoa estiver pronta.

Em uma panela, ferva 2 xícaras de água. Em seguida, despeje a quinoa lavada e cozinhe com a panela semi tampada até que a água seque. Acrescente o sal no cozimento.

Em outra panela, cozinhe a cenoura e o chuchu. Eu fiz no vapor, separadamente porque eles tem tempos de cozimento distintos. Quem quiser pode fazer juntinho, deixando mais pra “al dente”.

Quinoa cozida, é hora de passar o frango na frigideira. Seja na manteiga ou no azeite, doure as tirinhas de frango.

Em uma tigela grande, misture a quinoa, os legumes cozidos e o frango. Pode servir quente ou fria, fica bem bom!

O cardápio para este final de semana está aprovado? Não esquece de compartilhar com a equipe do Hype o que a sua mãe achou da receita escolhida, hein?!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *