Cresce o número de mulheres que são mães após os 40 anos
8 de março de 2017
Edital de ocupação do Theatro São João é lançado pela Prefeitura de Sobral
8 de março de 2017

Cabelos brancos, rugas na pele, perda da vitalidade. Esses são apenas alguns dos sinais que mostram quando a velhice bate em nossa na porta pedindo para ficar. Sim, ela é inevitável! E para muitas pessoas envelhecer é o único medo de viver muito tempo. Mas, quem disse que não dá para começar a se cuidar agora para não precisar se tratar – com remédios ou na mesa de cirurgia – depois?

Se não há como evitar o envelhecimento natural do corpo, podemos nos preparar para envelhecer bem. Não há fórmula mágica, mas existem alguns truques que, se colocados em prática, podem ajudar a ter uma boa velhice. Confira alguns:

MEDITAÇÃO

Aqui no Pátio Hype já falamos diversas vezes que a meditação é um caminho que nos ajuda a ter mais intimidade com nosso mundo interno, com a mente e nossas emoções. E para quem não sabe, a cada nova experiência que vivemos nossas redes de neurônios são rearranjadas, as sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis. Com isso, meditar acaba sendo uma das melhores maneiras de fazer essas conexões se potencializarem.

APRENDIZADO CONSTANTE

Do ponto de vista mental e cognitivo, oferecer ao cérebro a possibilidade de renovação é algo fundamental. E tanto faz se o meio encontrado para essa renovação é aprender um idioma, um instrumento ou um trabalho manual – só não adianta fazer apenas o mesmo ponto de crochê a vida inteira. É só parar para pensar em algum avô ou senhorzinho que não abdicou de viajar, conversar ou trabalhar até o fim da vida e parecia ter uma energia infindável.

INVESTIR NA QUALIDADE DAS RELAÇÕES

A Universidade de Harvard fez, ao longo de 75 anos, um estudo batizado “O Estudo do Desenvolvimento Adulto”. A partir de 1938, os pesquisadores acompanharam a vida de 724 homens, ano após ano, estudando temas como trabalho, família, a vida doméstica, a saúde etc. E adivinhem o resultado da pesquisa? A conclusão foi a de que o segredo para envelhecer bem não é sinônimo apenas de alimentação correta, evitar álcool e cigarro ou fazer atividade física: é a qualidade das relações que você desenvolveu ao longo da vida.

CUIDAR DO CORPO

Não é só a mente que carece de cuidados – a casca também. Isso não significa apenas emagrecer, não ter ruga, não ficar careca ou manter a libido, e sim manter uma alimentação responsável e algum nível de atividade física. É verdade que quando somos jovens dá até para encontrar até aquela vitamina perdida em meio à porção batata frita, mas com o envelhecimento as coisas mudam de figura.

Portanto, se você ainda não encontrou o prazer em se cuidar, busque e coloque essa dicas em prática na sua rotina diária e melhore sua qualidade de vida.

 

 

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *