Clima tropical em alta
31 de maio de 2011
Super-heróis da vida real
31 de maio de 2011

Dicas para sair fotografando


Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer.

A habilidade de fotografar vai muito além de um simples clique na máquina fotográfica! Mesmo assim, não é preciso ser um profissional da área pra fazer bonito e se tornar o fotógrafo oficial da turma; Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar

 

 

 

 

 

 

1- Desenquadrando!
Tente fugir do clichê de fotos enquadradas de forma estática, apontando o visor da câmera diretamente para o objeto principal da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

 

 

2- Dosando o Flash
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito de perto pode deixar a foto toda clara demais, mas exagerar na distância pode estragar uma foto, tornando-a muito escura.Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente 3 a 5 metros, às vezes um pouco mais, lembre-se sempre disso na hora de registrar um momento! Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

 

3- Cuidado com o fundo
Tenha cuidado ao selecionar o local onde você vai clicar uma foto. A escolha do que aparece ao fundo é muitas vezes tão importante quando o que vem em primeiro plano.Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Procure, sempre que possível, escolher fundos neutros, que permitem uma foto mais nítida e sem efeitos engraçados e até constrangedores provocados por intervenções do cenário fotografado.

 

 

4- Olhe nos olhos
Para arrasar nas fotos de pessoas, ou retratos, tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar fotos de crianças fique de joelhos, sente, ou curve-se. O objetivo é ficar sempre no mesmo nível da pessoa fotografada.

 

 

 

 

 

 

5-  Fotos verticais
Saber como orientar a câmera na hora de fotografar garante muitas vantagens.Muitas imagens e fotos exigem uma orientação vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

 

 

 

 

 

 

 

6- Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É notável quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos, sendo excelente para produzir retratos.

 

 

 

 

7- Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou White Balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz; mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

utilize bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

 

8- Experimente!
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia todo o manual da sua câmera  para saber direitinho tudo que ela é capaz de fazer, e tente todas as configurações possíveis. Fotografia é inspiração, diversão e um pouco de treino, afinal!

0 Comentários

  1. Georgia Fontes Tavares de Figueiredo disse:

    Adorei as dicas de Fotografia . Ganhei uma máquina poderosa e esse Post me ajudou muito , já que não tive ainda tempo de fazer um curso . Que tal mais dicas?! 🙂 Beijos

  2. Como fotógrafo profissional de casamento concordo com as excelentes dicas deste post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *