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Dieta de Okinawa – Conheça os preciosos segredos da alimentação dos japoneses!

Você sabe onde se encontra o povo mais saudável do mundo? Em Okinawa, arquipélago japonês. A população de Okinawa tem o índice mais baixo de cânceres, derrames e doenças cardiovasculares do mundo inteiro. Dá para acreditar?

Para desvendar o mistério da longevidade da população japonesa, que majoritariamente ultrapassa os 90 anos de idade, o médico australiano e autor do livro Amar, Rir e Comer, John Tickell, separou seis segredos preciosos da alimentação desse povo. Quer saber quais são? Confere tudo logo abaixo!

1.Os básicos e os bônus

Os básicos são os vegetais, ou seja, verduras, legumes, leguminosas, frutas, cereais, castanhas e sementes. Já os bônus são carne vermelha, peixe, queijo, ovos e industrializados. Dessa forma o escritor criou a regra: “consuma à vontade os básicos e curta os bônus com moderação”. A frase quer passar a mensagem de que você deve refletir sobre o que está ingerindo, por exemplo, você realmente precisa comer um doce inteiro, ao invés de apenas uma parte?

2.Café da manhã turbinado

Mesmo que você não sinta tanta fome pela manhã, o café da manhã é essencial para a sua saúde. É indispensável que você alimente-se com alimentos ricos em fibra no desjejum, pois eles abastecem o seu corpo e expulsam as toxinas e os venenos do seu intestino. Alguns alimentos para ter na mesa do café da manhã são: pão de farinhas refinadas, queijo, manteiga, ovos ou peito de peru. Lembre-se, eles não estão na lista dos básicos citados acima.

3.Quantidade ideal

No mínimo, duas refeições devem conter alimentos básicos, porém, alimentos naturais. O que isso quer dizer? Aquela torta de maçã ou batatas fritas, por exemplo, entram na lista de vegetais, porém, estão fora da lista dos alimentos saudáveis. Use e abuse das verduras, legumes, modere no arroz e complemente com pouca carne ou peixe. Já os queijos só devem ser ingeridos duas vezes na semana, chocolate, só se for amargo, um ou dois pedacinhos para dar uma força na serotonina e endorfina.

4.Petiscos

Oleaginosas, iogurte com frutas, metade de um pão integral com atum ou banana são alguns alimentos que podem ser ingeridos com equilíbrio em momento de fome. Jamais em momentos de ansiedade ou tristeza, combinado?

5.A regra dos 15

A regra dos 15 funciona para que você tente comer 15 porções de alimentos básicos por dia, ou seja, vegetais. Você deve comer além da saladas das refeições principais, coma, também, banana, castanhas, chá, suco natural de laranja, entre outros.

6.80% satisfeita

Hara hachi bu é uma expressão japonesa que quer dizer “coma até se sentir 80% satisfeita”. E é assim que você deve se alimentar, coma pouco e mais devagar, pois o cérebro demora até 20 minutos para receber a mensagem do estômago para saber que está cheio.

Segunda-feira, começo de uma nova semana, que tal apostar em uma nova dieta alimentar?

Fotos: Reprodução

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