Serão investidos mais de R$ 100 milhões em projetos de arte
19 de julho de 2011
Modelos Gol e Fox ganham edição Rock in Rio
19 de julho de 2011

Dilma anuncia que Brasil vai fabricar submarinos nucleares

O Brasil entrará no grupo de países com capacidade de construir submarinos nucleares! Essa afirmação veio da presidente Dilma Rousseff , nessa segunda feira, 18 de julho, durante o programa semanal de rádio Café com a presidenta.

“Brasil passará a fazer parte do pequeno grupo de países que tem conhecimento e tecnologia para construir submarinos (nucleares)”, afirmou Dilma

A participação de Dilma, no sábado, 16 de julho, do corte simbólico de uma lâmina de aço na sede da estatal Nucleobrás Equipamentos Pesados (Nuclep), em Itaguaí, no litoral sul do Rio de Janeiro, marcou o início do projeto para construir no Brasil quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear.

“A capacidade de produzir submarinos é estratégica, tanto para a defesa do País quanto do crescimento econômico. Quando fizemos o acordo com o governo francês, uma das condições que pusemos foi a que profissionais brasileiros pudessem aprender com os franceses como são feitos os submarinos”, afirmou a presidenta.

Os cinco submarinos estão previstos no acordo de cooperação militar que o Brasil assinou com a França em 2009 e que prevê também a transferência de tecnologia. Segundo Dilma, essa tecnologia “é dominada por poucos países” e ressaltou que “só China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia têm esse domínio”.

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *