Bienal Internacional de Teatro do Ceará transmite espetáculos on-line
27 de outubro de 2020
final de o Mundo Sombrio
Final de O Mundo Sombrio de Sabrina ganha teaser e data de estreia
27 de outubro de 2020

Dragão do Mar abre inscrições gratuitas para residência dramatúrgica

Dando continuidade às ações da programação da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) abre, nesta quarta-feira (28), inscrições para a “Peça de uma vida coletiva: residência para uma dramaturgia comum”, residência de criação online voltada ao exercício da escrita dramatúrgica, que será ministrada pelo ator e diretor Honório Félix e produzida por Willian Monte, ambos do coletivo No barraco da Constância tem!, às terças e quintas de novembro, dias 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23 e 25 de novembro, em plataforma virtual fechada para os inscritos confirmados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) até o dia 04 de novembro.

A residência abordará a dramaturgia enquanto linguagem autônoma. Serão selecionados 10 participantes, com no mínimo 18 anos, sendo pelo menos 5 selecionados do interior do Estado, podendo se inscrever escritores amadores e/ou profissionais dos gêneros poesia, crônica, conto, romance, novela, etc., com ou sem experiência na elaboração de textos teatrais. Para a seleção, serão consideradas as condições socioeconômicas dos inscritos, além da redação de um pequeno texto a respeito do período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, textos que serão utilizados como ponto de partida dos processos trabalhados durante os encontros. As inscrições serão confirmadas por email, até o  dia 7 de novembro.

Entre os conteúdos trabalhados e discutidos, estarão, principalmente, as metodologias de escrita dramatúrgica na contemporaneidade, com ênfase na produção coletiva e na experimentação de ferramentas e plataformas de escrita online. Além disso, também serão debatidos conceitos de intertextualidade, de autoria, de apropriação; serão propostos exercícios de escrita individual; experimentados exercícios em edição de textos; analisados alguns textos dramatúrgicos de formatos e contextos diversos; e propiciadas experiências de escrita transversal entre a dramaturgia e outros gêneros literários; além de serem promovidas discussões e práticas a respeito da relação entre escrita dramatúrgica e internet. A residência resultará em um texto coletivo a ser apresentado publicamente de maneira processual.


Com carga horária total de 24 horas, a residência será composta por 8 encontros, cada um com 3 horas de duração. Os encontros acontecerão no Google Meet, com uma proposição de escrita a ser realizada no Google Docs, tendo em vista que o principal desafio criativo dessa residência é a elaboração de um texto único, produzido de maneira coletiva pelos 10 participantes da residência. Esse documento será divulgado ao final de cada encontro, para que qualquer pessoa possa ler e acompanhar o desenvolvimento da sua escrita. No entanto, apenas os participantes da residência poderão alterar o texto, até a conclusão da residência. No dia 27 de novembro será realizada uma live para a leitura do texto final, cujo registro também entrará para o acervo.

Fotos: Reprodução / fonte: Secult

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *