Pornografia infantil da Netflix? Entenda a polêmica de Lindinhas
14 de setembro de 2020
Cantor Washington Duarte chorando após participar de programa de talentos
Brasileiro emociona em programa de talentos no Uruguai
14 de setembro de 2020

Dragão do Mar realiza live para público surdo nesta segunda-feira (14)

Além do “Setembro Amarelo”, campanha realizada anualmente a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção ao suicídio, este mês é também conhecido como “Setembro Surdo”, mês que dá visibilidade às lutas da comunidade surda brasileira.

Protagonista com ações de promoção da acessibilidade em museus, o Museu da Cultura Cearense iniciará, na próxima segunda-feira (14) um ciclo de atividades virtuais voltadas para a comunidade surda. A programação será inaugurada com a live “Experiência de independência surda viajando pelo mundo”, a partir das 16h, no Instagram do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (instagram.com/dragaodomar).

O educador do MCC Cleyton Santos receberá a gastrônoma e Miss Surda Brasil Isabel Maia para uma conversa sobre as vivências da convidada e conversar sobre os avanços na acessibilidade e os desafios ainda enfrentados por pessoas surdas.

Segundo Márcia Bitu, coordenadora do Projeto Acesso do MCC, a programação foi idealizada com a finalidade de promover a visibilidade surda e o protagonismo dessa comunidade, portanto, a transmissão será realizada totalmente em LIBRAS, sem tradução para o Português.  “Mais do que uma homenagem, é uma reafirmação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e dos seus espaços em ampliar a oferta de programações inclusivas ao público surdo e outras comunidades com deficiências”, afirma a gestora do Museu da Cultura Cearense.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Ceará tem cerca de 250 mil surdos ou portadores de alguma deficiência auditiva. Além do Dia Mundial da Língua de Sinais, datado no dia 10 de setembro, a ação celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21, e o Dia Nacional dos Surdos, no próximo dia 26.


Sobre os participantes

Isabel Maia é formada em Gastronomia. Em 2014, foi eleita Miss Surda Brasil e  foi vice no concurso Miss Deaf World, em Praga, na República Tcheca. Cleyton Santos é graduando em Letras LIBRAS pela Universidade Federal do Ceará – UFC – e professor de LIBRAS e educador do Museu da Cultura Cearense.

Rumos da Acessibilidade

     O programa Rumos da Acessibilidade é um locus de reflexão e compartilhamento de conhecimentos, trajetórias, experiências, práticas e pesquisas sobre acessibilidade com o objetivo de favorecer o acesso aos bens, serviços e produtos culturais, a partir de programações em distintos formatos (oficinas, palestras, exibição de vídeos, workshops, mostras).

Serviço:

[Projeto Rumos da Acessibilidade] LIVE “Experiência de independência surda viajando pelo mundo”, com Isabel Maia

  • Data: 14 de setembro
  • Horário: 16h
  • Transmissão: Instagram do Dragão do Mar (instagram.com/dragaodomar)
  • Acesso gratuito 
  • Duração: 1h
  • Classificação etária: livre 
  • Programação transmitida em LIBRAS (sem tradução para português)


Fotos: Reprodução/Secult.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *