Leitura Fashion – 3 livros que quem ama moda precisa ler!
26 de maio de 2017
Tattoodo Hype: a arte gráfica de Christian Allef
26 de maio de 2017

A batata é um dos vegetais mais consumidos na América do Sul e do Norte, muito utilizada principalmente por grandes redes de fast food. É rica em carboidratos, sais minerais, vitamina C e ainda poucas quantidades de vitaminas do complexo B.  Ela é originária do Peru, onde é cultivada desde eras imemoriais pelo povo Inca. Em razão do seu alto rendimento e sua grande capacidade de adaptação, o seu cultivo logo se espalhou pelo mundo.

Podendo ser encontrada em uma grande variedade de cores,  cascas e polpas, a batata pode ser consumida frita, assada ou cozida, servida quente como acompanhamento da refeição principal ou fria, como em saladas. Além de serem deliciosas e fáceis de cozinhar, elas são muito nutritivas e possuem baixo índice glicêmico, o que faz com que seu estômago se sinta cheio por mais tempo. Geralmente, quem está de dieta para emagrecer foge dela, já que a primeira imagem que vem à cabeça é daquelas batatas fritas que muita gente adora, mas que é cheia de gordura e engorda. Mas saiba que a batata tem propriedades interessantes para a saúde e que existem muitas formas de prepará-la para que fique saudável e saborosa. 

Pensando nisso, o Patio Hype selecionou 6 deliciosas receitas para você saborear o vegetal. Confira!

batata 21- Torta de batata e carne moída

Ingredientes do purê:

2 batatas grandes cozidas e espremidas (550 g)
1 ½ de xícara (chá) de leite desnatado (300 ml)
1 xícara (chá) de aveia em Flocos Regulares Quaker (80 g)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado para decoração (18 g)

Ingredientes do recheio:

1 ½ colher (sopa) de azeite (15 g)

1 cebola picada (100 g)
350 g de carne moída magra
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
½ xícara (chá) de castanha-do-pará picada (75 g)
¼ xícara de azeitonas pretas (20g)
5 talos de cebolinha lavados e picados

Modo de preparo:

Misture os ingredientes do purê, divida-o em 2 partes iguais e reserve. Para o recheio, aqueça bem uma frigideira em fogo alto. Acrescente o azeite e refogue a cebola. Junte a carne moída e cozinhe por cerca de 5 minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Desligue o fogo e acrescente a castanha-do-pará e a cebolinha.

Montagem:

Unte um refratário retangular de 20×30 cm com azeite. Preencha o fundo do refratário com metade do purê e cubra com o recheio. Termine preenchendo com o restante do purê. Polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno a 180º C por cerca de 35 minutos.

batata 32 Pão de batata light

Ingredientes:

1 tablete de fermento biológico (15g)
¼ xíc. (chá) de água morna
3 batatas médias cozidas e passadas no espremedor
2 ½ colheres de (sopa) de creme vegetal light
50 g de açucar refinado
1 colher (chá) de sal
1 xíc. (chá) de leite quente
1 ovo ligeiramente batido
4 a 4 ½ xíc. (chá) de farinha de trigo aproximadamente
1 colher (sopa) de creme vegetal light para untar
Farinha de trigo para polvilhar a assadeira
1 colher (chá) de óleo de canola para untar o recipiente em que a massa irá dobrar de volume
Farinha de trigo para polvilhar a superfície

Modo de preparo:

Dissolva o fermento na água morna e reserve. Em um recipiente misture a batata, o creme vegetal, o açúcar, o sal e o leite quente. Deixe amornar, adicione o fermento e o ovo. Junte 2 xíc. (chá) de farinha de trigo e bata com uma colher de pau. Acrescente a farinha restante aos poucos até obter uma massa homogênea. Leve a massa a uma superfície polvilhada com farinha de trigo e amasse bem até que a massa fique macia. Unte um recipiente com óleo, coloque a massa, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Faça bolinhas do tamanho de 1 limão e disponha-as na assadeira com 2 cm de distância entre elas. Cubra e deixe-as crescer novamente até dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido (200° C) até que os pãezinhos dourem. Retire do forno e pincele o creme vegetal.

batata 43- Batatas Sauté

Ingredientes:

1 kg de batatas pequenas
¼ xícara (chá) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Modo de preparo:

Leve uma panela grande com água para ferver, acrescente as batatas, o sal e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que as batatas fiquem macias. Escorra e reserve. Pique a salsinha muito bem e reserve. Leve uma frigideira grande ao fogo baixo, acrescente a manteiga e espere derreter. Junte as batatas, salsinha, sal, mexa bem a frigideira para frente e para traz fazendo com que elas fritem por todos os lados. Retire do fogo e sirva a seguir.

batata 54- Doce de batata roxa

Ingredientes:

1,5 kg de batata roxa
3 xícaras de açúcar
Cravo da índia
Açúcar cristal para decorar

Modo de preparo:

Descasque e corte as batatas em pedaços. Coloque em uma panela com todos os ingredientes (menos o açúcar cristal). Cozinhe em fogo baixo até ficar em ponto de enrolar, prove se está bom de açúcar e espere esfriar um pouco. Enrole em bolinhas e passe no açúcar cristal.

batata 65- Batata assada com linguiça

Ingredientes:

1 kg de batata corta em pedaços grandes
6 gomos de linguiça cortados ao meio
1 pimentão verde cortado em tirinhas
2 tomates sem pele e sem sementes em fatias
Sal a gosto
Orégano a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e tempere como se fosse fazer uma salada. Arrume tudo em uma assadeira ou refratário. Cubra com papel alumínio e leva ao forno pré-aquecido por 30 minutos. Tire o papel e verifique se as batatas estão macias. Escorra a água que juntou. Polvilhe com orégano. Volte as batatas com as lingüiças ao forno até dourarem.

batata 76- Batata de forno

Ingredientes:

1 colher (sopa) óleo
100g bacon em cubinhos
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picadinhos
1 lata de Molho de Tomate Salsaretti Parmesão (340g)
2 cubos de caldo de legumes
600g batata
250g requeijão cremoso
2 colheres (sopa) queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Aqueça o óleo e frite o bacon até que fique bem dourado. Acrescente a cebola e o alho e refogue bem. Junte o tempero e o caldo de legumes dissolvido em 3 colheres (sopa) de água fervente. Reserve. Rale a batata no ralo grosso e misture imediatamente ao molho pronto. Unte um refratário (médio) com óleo, acrescente metade da batata, uma parte do requeijão cremoso (reservando um pouco para a cobertura), e o restante da batata. Cubra com o requeijão, polvilhe com o queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio (180°C) por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que o vegetal esteja macio. Sirva a seguir.

Difícil resistir não é? As batatas são uma ótima opção tanto para pratos mais sofisticados quanto para lanches rápidos. É só seguir as dicas aqui no Hype para inovar no cardápio e se deliciar com esses pratos incríveis.

 

Fotos:Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *