Conheça os monumentos mais valiosos da Europa
10 de setembro de 2012
Kristen Stewart fala sobre ficar loira: “meu corpo rejeitou”
10 de setembro de 2012

Caixa Cultural Fortaleza recebe exposição de Roberto Burle Marx

A Caixa Cultural Fortaleza recebe, a partir desta terça-feira (11), um acervo valiosíssimo com 78 desenhos do artista Roberto Burle Marx. As obras, que foram produzidas entre 1932 e 1942, compõem a exposição “Roberto Burle Marx: Cenas”, que estará pela primeira vez em Fortaleza, nas galerias 1 e 2 Caixa Cultural, com aceso gratuito até 14 de Outubro.

O material inédito faz parte de um acervo exclusivo formado por mais de 3 mil peças tombadas do sítio Roberto Burle Marx, uma unidade especial do Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura. O foco principal da exposição está na mostra de cenas rurais e urbanas por meio da representação de figuras humanas e da paisagem natural. São recorrentes as imagens da natureza tropical, da arquitetura urbana e figuras do povo como lavadeiras, crianças, músicos e fuzileiros.

A exposição está dividida em dois conjuntos, sendo o primeiro referente às primeiras expressões do artista sobre o Nordeste brasileiro e as espécies vegetais tropicais realizadas em 1932. No segundo grupo, essencialmente em nanquim e com o traço estilizado, as figuras humanas brasileiras e suas cenas diárias estão desenhadas em silhuetas, produzidos na década de 1940.

Das tonalidades em pastel à força do preto e branco estes desenhos demonstram que o artista plástico Roberto Burle Marx estava conectado com modernidade da época, trabalhando com estilo próprio, libera seu traço à abstração de forma singular e com muita firmeza. Esta exposição permeia entre o traço definido da natureza até uma forma abstrata do ser humano.

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *