Estilistas que assinam produtos inusitados
23 de julho de 2012
Roberto Justus vai gastar R$ 500 mil em festinha para filha
23 de julho de 2012

São muitas as novidades na área cultural do nosso Estado.As duas principais foram divulgadas na ultima quinta-feira (19), onde foi revelada a possível mudança na presidência do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e também a aprovação para a tão sonhada reforma do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No entanto, nem tudo foi confirmado!

Todo esse impasse acontece desde a Última quarta-feira (18), quando o Chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa, confirmou a nomeação do atual presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas (Inesp), Paulo Linhares, para assumir a presidência do IACC, organização que faz a gestão do Centro Dragão do Mar, Centro Cultural Bom Jardim e Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho. Mas, Paulo Linhas negou a nomeação. “O que há entre mim e o governador Cid Gomes são conversas. Ele está preocupado com os rumos que a Cultura vem tomando, está interessado em definir alternativas, montar um projeto cultural e conversou comigo. Só isso. Não tem essa história de assumir Dragão. Quem divulgou isso deve estar com muita vontade de que eu assuma, mas não existe isso”, revelou o presidente do Inesp ao Jornal Diário do Nordeste.

No entanto, tanto a assessoria do Governo do Estado do Ceará como a Secretaria de Cultura confirmaram a escolha dele como diretor do IACC, ainda tem Isabel Fernandes no comando geral. Linhares foi procurado novamente e foi bem claro: “O governador Cid Ferreira Gomes é quem sabe. Eu não ouvi nada dele!”, afirmou. E com essa afirmação, pelo menos por enquanto, Paulo Linhares não assumirá o IACC. Tudo isso só será esclarecido com o retorno do Governador Cid Gomes, que está em férias e deve voltar no próximo dia 30 de Julho.

Reforma do Dragão do Mar e Biblioteca Pública

Enquanto sobram especulações, o que se tem de concreto é a licitação para a reforma do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que deve ser divulgada nesta segunda-feira (23), segundo a Secult. Em Março, o Governador chegou a anunciar no Twitter, a autorização para a reforma do Centro Cultural, que na verdade já tem uma longa história e que vinha sendo prometida desde 2009, pelo então Secretário de Cultura, Auto Filho.

O projeto consiste em reformar a área interna e modificar a fachada da Biblioteca Pública (integrando-a ao Dragão do Mar). Além disso, a construção de um anfiteatro na Praça Verde, assim como também a ampliação do Memorial da Cultura Cearense e crianção de uma reserva técnica. A reforma foi prometida por várias vezes e até chegou a ser incluída como parte das obras de Investimentos para a Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza.

O edital de reforma do Centro Dragão do Mar deverá ser publicado até hoje (23). De acordo com o documento, a obra está orçada em R$ 11.731.232,02, pagos pelo Tesouro do Estado e com prazo a ser estabelecido pelo contratado. Será que agora essa reforma sai do papel?

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *