13° Salário – Dicas para investir, poupar e muito mais!
12 de dezembro de 2018
Claudia Leitte faz referência a clipe de Michael Jackson e internet não perdoa…
13 de dezembro de 2018

Educação – 9 dicas para fazer o seu filho lhe obedecer!

Fazer o seu filho obedecer é uma tarefa difícil? Calma, você não é a única nessa situação. Por esse motivo, o Pátio Hype separou nove dicas de especialistas em educação e psicologia infantil para te ajudar na educação das crianças. Portanto, para que o desenvolvimento dos pequenos seja tranquilo, deslize e saiba mais!

1.Eduque sem culpa

Para que a criança entenda que existem regras, os pais precisam sentir-se autorizados a educar, pois possuem essa função e se sentirão cobrados para fazer isso. Quando trata-se de falta de tempo por causa do trabalho, é necessário controlar o sentimento de culpa e não extrapolar na superproteção ou na permissividade, pois, apesar de a criança sentir a falta dos pais, eles compreendem a situação.

2.Construa um forte vínculo afetivo

Ao demonstrar carinho e atenção, você cria um laço de cumplicidade com o seu filho. Por isso, brinque, converse, escute-o, dessa forma ele sente que tem a dedicação dos pais e não recorre a desobediência para chamar a atenção. Além de ser mais fácil explicar para a criança quando ela tiver momentos de desobediência. Dica Hype: brinque por, no mínimo, 15 minutos com o seu filho, a qualidade é mais importante do que a quantidade.

3.Valorize o papel da criança

Na hora do jantar reserve o lugar do seu filho na mesa e deixe que ele fale ao longo do jantar. Esse hábito é necessário para que ele saiba a importância dele na família. Com o tempo, ele perceberá que a obediência ajuda a manter a harmonia familiar.

4.Crie uma rotina

A rotina transmite segurança e a criança sente que está sendo cuidada. Ao passar dos dias, deixe que o seu filho comece a fazer certas atividades sozinho e assim ele se sentirá capaz. Outro benefício da rotina é a redução da ansiedade, além de ajudá-lo a lembrar de algumas ações como escovar os dentes após as refeições e um sono de qualidade.

5.Dê ordens claras

A comunicação é essencial para que não haja desentendimentos. Converse sempre, use a linguagem certa para cada idade e mantenha o tom firme. Ao falar com a criança, olhe em seus olhos. Apesar de exigir certa persistência, especialistas afirmam que o resultado é positivo. Fale o que a criança tem que fazer uma vez, espere alguns minutos e veja se ela fez o que foi pedido. Se não, pegue-a pela mão e leve-a até o local do que deve ser feito. Repita até que ela atenda a sua ordem.

6.Esteja preparado para lidar com a desobediência

A desobediência acontece quando a criança busca uma satisfação momentânea, o objetivo dela, às vezes, não é afrontar o adulto. Por essa razão, aja com calma e firmeza. Não use o “não” sem motivos, mas quando for preciso, sustente-o. Afinal, ela precisa entender que não deve agredir o coleguinha ou pular a janela, por exemplo.

7.Mesmo com a birra, continue firme

A primeira atitude deve ser manter a calma, explique-a que você não vai atender o seu pedido naquele momento e use a objetividade. Ao estar em público, não deixe o seu foco nos comentários e nos olhares dos outros. Assim como não é indicado fazer ameaças ou discursos quando a criança estiver chorando. Desvie a atenção dela para outra coisa e não ceda, dê atenção as necessidades e não a birra.

8.Dê orientações a babá

Deixe clara as diretrizes da educação do seu filho, essa atitude é fundamental para que não resulte em um relacionamento de conflitos e a criança fique confusa.

9.A educação acontece o tempo todo

Educar não significa apenas dar ordens em situações de desobediência. A criança está de olho no que cotidiano e aprende ao longo da rotina diária. Portanto, seja verdadeiro. Se enganar ou mentir uma vez, os seus filhos podem até mesmo perder a confiança em você.

E então, já teve de enfrentar essa fase dos pequenos? Compartilha com a equipe do Hype!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *