Color blocking de verão – Vem conferir as melhores combinações da estação
30 de novembro de 2020
Ginastica laboral – 5 exercícios para fazer durante o trabalho!
30 de novembro de 2020

Educação financeira – 5 dicas de como ensinar seu filho a poupar dinheiro!

ensinar os filhos a arte de economizar é um desafio e tanto, não é mesmo? para te ajudar a ensinar essa lição importantíssima para os pequenos, o Pátio Hype preparou para você uma lista com dicas de como ensinar seu filho a poupar. Confere aí!

Vale lembrar, que ensinar a poupar desde cedo faz com que as crianças tenham maiores chances de serem adultos financeiramente responsáveis. Além disso, as crianças adquirem hábitos de forma muito rápida e fácil, por isso a importância de ensinar sobre economia desde cedo.

1 – Comece pela Mesada

Comece a ensinar os pequenos na prática. Através da mesada a criança começa a ter o seu próprio dinheirinho para administrar.

No começo, o valor não é o importante, pois o objetivo aqui é ensinar! A intenção da mesada é ensinar as crianças a poupar, bem como ensinar a melhor forma de usar e de administrá-lo.

2 – Cofrinhos são essenciais!

Um dos maiores simbolismos da economia, os cofrinhos podem ser grandes aliados para ensinar os pequenos a poupar. Além de ensinar sobre economia também é importante ensinar sobre a criação de metas, não acha?

Vale incentivar a criança a economizar certa quantia no cofrinho para comprar algum brinquedo por exemplo. outra dica, é ensiná-los a poupar em 3 cofrinhos de cores e tamanhos diferentes, sendo um para cada sonho ou meta diferente.

3 – Normalize o diálogo

Além de incentivar através de mesada e cofrinho é fundamental travar diálogos constantes sobre administração financeira. Dessa forma, a criança cresce em um ambiente onde a economia e a administração são naturais e constantemente estimuladas.

4 – Dê o exemplo

De nada adianta ensinar sobre economia, se os pais são consumistas. Dê o bom exemplo para os pequenos. Ademais, por mais que não pareça, eles são muito observadores e aprendem através dos exemplos que lhe são passados.

Por isso, é essencial que os pais se eduquem financeiramente, para poder praticar tudo aquilo que almejam que os filhos aprendam e pratiquem.

5 – Atenção na hora de escolher a escola!

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já instituiu como obrigatório o ensino de educação financeira. Por isso, na hora de escolher o local de estudo do pequeno se atente para a situação na escola para que a responsabilidade de educar as crianças seja compartilhada, maximizando os resultados.

E aí, Curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo se você tem alguma dica de como educar os pequenos financeiramente. Além disso, lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *