Pabllo Vittar participa de projeto da Billboard no mês do orgulho LGBTI+
27 de junho de 2018
Governo do Ceará receberá Escola de Gastronomia do Grupo M. Dias Branco
28 de junho de 2018

No Ceará, curso de Beer Sommelier ensina sobre universo cervejeiro

O mercado de cervejas artesanais tem crescido bastante no Brasil. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, que aponta a existência de 300 microcervejarias no país. A projeção é de que essa cota suba para 20% em 2020. Em Fortaleza, o crescimento do número de lojas especializadas no produto também aumenta a cada ano, então, a demanda por profissionais especializados também só aumenta. E é para garantir a qualidade das cervejas produzidas e/ou comercializadas é que existe o Beer Sommelier.

Beer Sommelier é aquele profissional capacitado para reconhecer as características fundamentais de uma cerveja artesanal de qualidade. E como o mercado brasileiro de cervejas especiais está em expansão, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), lança a primeira turma do curso de qualificação de Beer Sommelier em Juazeiro do Norte. Já em Fortaleza,ele  realiza a sua terceira turma.

Com um conteúdo programático amplo, o curso proporciona a capacitação das pessoas para o mundo das cervejas, desde a história ao processo de produção, contemplando ainda o conhecimento sobre o mercado mundial. O curso aborda o perfil profissional do Beer Sommelier, segue com informações sobre a produção de cerveja, bem como sua história, cultura e curiosidades.

Há módulos de produção de cerveja caseira; compras, tributação e distribuição; legislação do setor; análise sensorial e mais. Os principais concursos cervejeiros; as diversas escolas pelo mundo – belga, alemã, americana e inglesa; leitura e interpretação de rótulos também são abordados. Estuda-se ainda a estocagem; serviços de chope; serviço de atendimento; coquetelaria; vendas; cartas de cerveja; harmonizações e outras pautas relacionadas ao mercado cervejeiro.

Durante o curso, haverá visita técnica a uma microcervejaria, produção de cerveja artesanal pelos alunos e degustação de mais de 120 rótulos. Além disso, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido em sala de aula com a apresentação de projetos integradores sobre os temas abordados durante todo o curso. Com a maior carga horária entre os cursos de Beer Sommelier no país, o do Senac Ceará traz instrutores de diversos estados e com várias premiações em concursos e que são referências nacionais no setor, como Carlo Lapolli, Taiga Cazarine, Rodrigo Ferraro, Ronaldo Rossi, João Filho, Fernando Chaves, Wellington Alves, dentre outros.

Curso Beer Sommelier

Inscrições:  http://cursos.ce.senac.br
Mais informações: (85) 3270.5400 / (88) 3566-4790

E aí, a fim de se especializar e se tornar Beer Sommelier?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *