Rolê Fashion – Millie Bobby Brown, Vivara, Salinas e Kylie Cosmetics
26 de julho de 2019
Dicas para nunca mais errar na escolha do tom de base!
29 de julho de 2019

Em tempos de notícias falsas, conheça as 10 fake news mais famosas!

Não é de agora que o termo fake news entrou para o nosso vocabulário, mas ele nunca esteve tão presente quanto nos últimos meses. Uma fake new é uma notícia falsa, aquela notícia mentirosa que as pessoas começam a divulgar como se fosse uma verdade. Com o crescimento da tecnologia e das redes sociais, a facilidade com que uma notícia falsa se espalha é cada vez maior. Até já postamos aqui um experimento sobre isso, na época em que tinha gente achando que ia ter foto da Pabllo Vittar no nosso dinheiro.

Então já que é um tema que desperta tanta curiosidade – e ao qual devemos estar sempre atentos! – separamos aqui dez casos, no mínimo, interessantes de fake news. E se você já caiu em alguma delas, não se preocupe: você não está sozinho!

Guerra dos Mundos – A fake new da fake new!

Uma das mais conhecidas histórias de fake news é a da Guerra dos Mundos. O ano era 1938, véspera de Dia das Brucas, e Orson Welles resolveu fazer um programa de rádio diferente. Ele dramatizou uma invasão alienígena, noticiando como se fosse verdade. A transmissão tinha direito a gritaria e tudo mais. Bem criativa a notícia falsa, hein?

Mas aí que vem a “fake news inception”! Muita gente acredita que, devido à transmissão, os nova-iorquinos saíram desesperados às ruas, gritando, com medo… Pessoas teriam pulado dos prédios em pânico e que a cidade teria virado um caos só. Mas sim, isso também é mentira. Não aconteceu nada de mais naquela noite segundo analistas do Princeton’s Office of Radio Research.

Abuso na Escola Base

Um dos mais famosos – e com consequências graves! – casos de fake news no Brasil foi, sem dúvida, o da Escola Base. A escola particular paulista se viu em meio a uma acusação séria: crianças de quatro anos estariam sendo abusadas sexualmente pelos donos da instituição, Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada. Ao menos foi o que disse a grande mídia brasileira. Os maiores veículos jornalísticos do país repercutiram a grave notícia, porém, com informações erradas da polícia.

A justiça nunca conseguiu encontrar provas do crime. A escola acabou fechando e o caso, foi arquivado. Porém Icushiro e sua esposa entraram com uma ação contra a imprensa, e o caso até rendeu um livro-reportagem intitulado Caso Escola Base: os abusos da imprensa. Alex Ribeiro, o autor, chegou a ganhar o Prêmio Jabuti por esse trabalho.

Intervenção militar dos EUA no Brasil

Esse boato vira e mexe acaba voltando nos grupos de WhatsApp da vida e muita gente toma como verdade e passa adiante. Diz ele que p senador norte-americano Harry Macgaren estaria fazendo discursos inflamados no congresso afirmando que os militares dos Estados Unidos precisavam fazer algo contra o “grupo de ladrões” que está no poder aqui no Brasil. E que a tal intervenção teria o apoio, inclusive, da ONU. Essa notícia falsa circula desde 2015, com algumas variações, mas sempre citando o mesmo senador que, por sinal, NUNCA existiu…

Existe vida na lua

Outro caso bem sério que foi veiculado em grandes veículos jornalísticos, agora nos Estados Unidos. Em 1835, o jornal The Sun publicou uma série de artigos em que o astrônomo John Herschel teria descoberto a existência de vida na lua. Vários outros jornais acabaram reproduzindo a notícia como verdadeira. Acontece que o próprio Hershel não tinha nada a ver com aquilo e ele sabia que era impossível tal coisa ser verdade! Anos depois, o verdadeiro autor da falta notícia assumiu o feito. Richard Adams Locke, que na época, era repórter do The Sun, admitiu que havia inventado tudo aquilo.

O filho do diabo

Em 1975, um repórter do jornal Notícias Populares foi enviado a um hospital do ABC Paulista para cobrir o nascimento de um bebê malformado. Ele tinha um prolongamento no cóccix e duas saliências na testa, nada que uma simples cirurgia não resolvesse. Achando tudo muito sem graça, ele voltou para a redação e escreveu uma crônica despretensiosa sobre o tal “bebê diabo”. O problema é que esse foi o texto que acabou sendo publicado! Daí logo teve uma multidão pensando que o próprio filho do coisa ruim estava entre nós!

Criança é atacada por cobra em piscina de bolinhas do Habib’s

Aqui é uma das fake news mais clássicas que existem no Brasil. Aliás, no mundo! Troque “piscina de bolinhas do Habib’s” por “carrinho do Extra”, “brinquedo do McDonald’s”, “cinema de cidade tal”, seja como for, você certamente já teve ter recebido algum e-mail ou mensagem com essa história – que nenhum jornal divulgou, diga-se de passagem… Já deu, não acham???

Não coma o peixe Panga!

Você chegou a receber a mensagem que dizia para não comer o peixe Panga? O texto afirmava com veemência que se tratava de um peixe extremamente nocivo à saúde, contaminado, cheio de vermes, enfim, que era comer e morrer. Porém, com um pouco mais de atenção, é possível ver que o texto não usa nenhuma fonte confiável para seus argumentos. O site E-farsas – especialista em desvendar fake news – até fez um artigo inteiro destrinchando o texto e dizendo porque tudo não passava de uma mentira… Pode comer o Panga em paz sim!

Boimate e a credibilidade da Veja

Em 1º de abril de 1983 uma revista científica nos Estados Unidos publicou uma mate´ria falando que pesquisadores estavam mesclando DNA de tomates com o de bovinos. Gente, olha a data! Mais sugestivo de que era tudo uma piada impossível, certo? Para deixar mais claro que era pegadinha, o texto trazia piadinhas com redes como a McDonald’s. Porém, aqui no Brasil, a revista Veja acabou publicando o conteúdo da reportagem como sendo verdadeiro, e acabou virando motivo de risada na imprensa nacional – e internacional também!

A morte de Britney Spears

Essa foi uma fake news que deixou muito fã em estado de choque. Alguém com muita habilidade conseguiu copiar o site da BBC e fez uma matéria contando que a cantora Britney Spears havia morrido! A comoção foi geral até que a própria BBC divulgou uma nota dizendo que ela nunca tinha noticiado nada daquilo e que se tratava de uma notícia falsa.

O chupa-cu de Goianinha

Não tem outra forma de falar dessa notícia, gente, desculpa… O fato é que se você acha que fake news é coisa antiga, essa aqui é de 2017. Nas redes sociais, todo mundo só falava dessa estranha criatura que teria aparecido no interior do Rio Grande do Norte. Rolou até aquele empenho em fazer parecer que grandes veículos de credibilidade também estavam noticiando o fato. Porém, a galera descobriu que tudo não passada de brincadeira e que nunca houve chupa-cu nenhum… Pelo menos não monstruoso em Goianinha… kkkkkkkk

Por mais que agora a gente ria dessas situações, compartilhar notícias falsas é coisa séria! Não passe adiante se você não tem certeza da origem de algum notícia, certo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *