5 mulheres empoderadas para seguir no Instagram
21 de novembro de 2017
XI Edital Ceará de Incentivo às Artes – Teatro
21 de novembro de 2017

Empregos – 6 habilidades dispensáveis no seu currículo!

Quem nunca pensou que colocar todas as suas experiências no currículo era o caminho certo? Bom, se você ainda não sabia que esse é o erro inicial, o Pátio Hype te informa agora.

Quando uma empresa está em busca de um profissional para exercer uma função específica, ele busca por alguém que tenha um certo perfil. Por esse motivo, não adianta colocar tudo que você já fez ao longo da sua vida. Siga a frase: “menos é mais”, quando se trata de currículo.

Para entender mais sobre o que a equipe Hype está afirmando, confere as dicas da especialista em carreira e fundadora da consultoria de carreira Repurpose Your Purpose, Aurora Meneghello.

1.Conhecimentos básicos

Atualmente saber mexer no Microsoft Word, e-mail, entre outros, é quase como saber ler e escrever. Use o espaço para pôr especialidades importantes, pois colocar no currículo algo como os exemplos acima, é como adicionar algo básico, por não saber mexer em algo mais complexo. Dê prioridade as habilidades relevantes.

2.Quando colocar mídias sociais

A primeira dica é, só afirme ter conhecimento em redes sociais, se você tiver experiência profissional na função. O “achismo” pode ser um ponto fraco, por isso não coloque no seu currículo conhecimento em redes sociais, pelo simples fato de ter bastante seguidores no Instagram, Facebook ou Twitter. Alimentar a página de uma empresa requer análise de dados, estatísticas, experiência com mídia paga e etc. Para que assim você saiba o que é essencial ou não compartilhar.

3.Habilidades interpessoais

Afirmar que você é um bom comunicador sem mostrar como, onde e quando você aplicou, não é uma boa escolha. De acordo com os especialistas, é necessário mostrar as evidências e não apenas ter no currículo, por exemplo, “ótimo profissional para trabalhar em equipe”. Portanto, exemplifique, certo?

4.Mentiras

A sinceridade, verdade e a clareza podem ser os fatores essenciais para a vaga ser sua. Apesar de ser uma afirmação óbvia, casos com habilidades falsas no currículo não são impossíveis de encontrar. Não ter todos os requisitos solicitados para a vaga, não significa que o seu currículo será deixado de lado. Portanto opte por dados verdadeiros, Ok?

5.Especialidades irrelevantes

Novamente a clareza e a relevância são os pontos principais. Pois ter trabalhado como vendedora de lojas de roupas e estar concorrendo a uma vaga de jornalista, não acrescenta experiência para o seu novo emprego. Por isso selecione experiências que sejam fundamentais para a vaga que está concorrendo. Experiências na área, cursos e prêmios acadêmicos são notáveis.

6.Idiomas sem prática

Bom, o inglês e o espanhol são obrigatórios nas escolas, certo? Porém não fazem de você um profissional com as línguas fluentes. Para ter total domínio de um idioma, é necessário praticá-lo, assim como fazer diversos cursos e estar sempre buscando aperfeiçoá-lo. Faça um pergunta a si mesmo: você sabe ler e falar esse idioma, perfeitamente? Se a resposta for não, não cogite a possibilidade de colocá-lo no seu currículo. Pois o recrutador pode fazer algumas perguntas e caso você não saiba, pode estar correndo o risco de perder a sua vaga.

Algumas dicas podem ser diferenciais ao estar em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Mantenha-se atento aos requisitos para a função e atenda apenas ao pedido, certo? Compartilhe com a equipe Hype: você já passou por alguma experiências citadas acima?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *