Exposição “LUZ – Sérvulo Esmeraldo”
8 de outubro de 2013
Paço Municipal é alvo de ataque
8 de outubro de 2013

Enade – 19 cursos do Ceará tiveram avaliação insatisfatória

Enade – 19 cursos do Ceará tiveram avaliação insatisfatóriaOs cursos de comunicação social com habilitação em jornalismo tiveram a maior porcentagem de desempenho satisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, 83% em todo o país obtiveram conceito acima ou igual a 3. A escala de avaliação do Enade segue uma escala de 1 a 5, onde 1 e 2 são conceitos insatisfatórios, 3 é satisfatório, 4 é bom e 5, ótimo.

Os cursos de jornalismo são seguidos de perto pelos de psicologia, 82,26% tiveram conceito satisfatório, e relações internacionais, 76,92%. Os resultados foram divulgados hoje (7) pelo Ministério da Educação (MEC). Por outro lado, os cursos com as maiores porcentagens de conceitos insatisfatórios (1 e 2) foram ciências econômicas (39,46%), tecnologia em processos gerenciais (35,96%) e administração (35,84%).

Os cursos de direito, alvos de crítica quanto a qualidade, também estão entre os com as maiores porcentagens insatisfatórias: 33,02% obtiveram conceito 1 ou 2. Isso significa que dos 951 cursos avaliados, 635 foram considerados satisfatórios e, desses, 43 foram considerados ótimos (conceito 5).

Enade no Ceará

Três cursos tiveram percentual insatisfatório no Ceará. Os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Vale do Jaguaribe (Aracati), Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais, ambos da Faculdade de Tecnologia Evolução (Fortaleza) tiveram conceito 1.

Da Universidade Federal do Ceará (UFC) os cursos de Publicidade e Propaganda e Design ficaram com conceito 2, também insatisfatório na avaliação do Enade. Outras doze instituições privadas também tiveram cursos com avaliação insatisfatória no estado, entre eles, os cursos de Direito da Faculdade Cearense, da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza e da Faculdade Nordeste.

Nota máxima

Entre as melhores avaliações, com nota 5, estão os cursos de Psicologia e Administração da UFC e Universidade Estadual do Ceará. Cursos de mais cinco faculdades privadas também obtiveram conceito máximo. A lista completa do resultado do Enade 2012 pode ser conferido no site do exame.

 

Foto: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *