Vem aí o primeiro "Day Off" da Avenida Monsenhor Tabosa!
17 de julho de 2015
Carroça de Mamulengos comemora 40 anos com espetáculos infantis na CAIXa cultural Fortaleza
17 de julho de 2015

Em homenagem à artista plástica Nice Firmeza, que completaria 94 anos de idade neste sábado (18/07), o Minimuseu Firmeza, em parceria com a Rede Cuca e Secultfor, promove um encontro de bordadeiras de várias gerações, muitas ex-alunas da artista. A edição especial do “Diálogos Possíveis” acontecerá, das 8h às 12h, no Minimuseu Firmeza, próximo ao Cuca Mondubim.

Na programação, rodas de conversa, rodas de bordado e piquenique sob as sombras das mangueiras do sítio e museu onde Nice Firmeza vivia com Estrigas. O encontro, que é totalmente gratuito, vai promover troca de experiências e relatos das memórias afetivas das bordadeiras com Nice, com sua arte e vida, e da relação dessas mulheres com os fazeres e saberes da artesania do bordado.

O público também terá a oportunidade de conhecer projetos como o “Artesania, memória e criação”, realizado pelas artistas Sol Moufer e Talita Macie, além de grupos como o Mecânica Popular, Tear Comunitário e Iluminuras, com acervos bem diversificados.

nice firmeza nopatio2

Sobre Nice Firmeza

Nice Firmeza foi a primeira mulher a compor a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap), na década de 1950. Foi casada com o também artista plástico Nilo Firmeza, o Estrigas, mestre da Cultura do Ceará. Nos saberes e artes da tradição popular, foi nomeada  TesouroVivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), em 2007. Nas artes plásticas, destacou-se na arte Naif, estilo marcado pela simplicidade, e tornou-se ícone da história das artes plásticas cearenses do século XX. Nice faleceu em 13 de abril de 2013, aos 92 anos de idade.

Serviço:

Programação Completa – Diálogos Possíveis – edição em homenagem a Nice Firmeza

Data: 18 de julho, sábado.

Horário: 8h às 12h

Piquenique

Rodas de Conversa e Encontro de Bordadeiras

Rodas de Bordado

Exposição “Artesania, memória e criação”

Local: Minimuseu Firmeza (Linha Férrea, 259, Mondubim)

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados

 

Fotos: Reprodução/Jocastra Holanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *