OFF Outlet realiza promoção especial para Dia das Crianças com desconto a partir de 50%
11 de outubro de 2018
Assembleia Legislativa adere à campanha Outubro Rosa e recebe iluminação especial
11 de outubro de 2018

Escolas públicas cearenses recebem oficina de Cinema de Animação

Alunos de três escolas públicas cearenses participam este mês de um novo projeto de audiovisual realizado pelo Cine Ceará. Trata-se a Oficina de Cinema de Animação Cine Ceará/Cegás. O projeto já terá início no próximo dia 22. São três oficinas, cada uma realizada na própria escola dos participantes. As atividades acontecerão durante três dias, totalizando 9 horas/aula. No total, 60 jovens, sendo 20 de cada escola, terão pela primeira vez a oportunidade de participar de uma capacitação técnica, artística e profissional, em animação.

Este é o primeiro programa na área do cinema de animação da Companhia de Gás do Ceará, empresa que tem como sócios o Governo do Ceará, a Mitsui e a Gaspetro.  As atividades acontecerão na Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Iracema e na E.E.M Professora Tecla Ferreira, localizadas no entorno da sede da Cegás no bairro José de Alencar.

As aulas serão conduzidas pelo cineasta Telmo Carvalho. Ele é professor do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A primeira aula será introdutória no assunto. Ela irá abordar o que é animação e como se produz quadro a quadro. “Vamos também falar um pouco do tema ‘Meio Ambiente e Gastronomia’ e os alunos já vão criar as ideias em grupos”, explica Telmo.

No segundo dia as ideias vão ser transformadas em roteiro e os alunos vão fazer a animação propriamente dita. Ou seja, eles já vão partir para a etapa dos desenhos e da pintura. A terceira aula será dedicada à filmagem dos desenhos. “Para isso, vamos levar o equipamento, que chamamos de truca. É uma câmera ligada ao notebook e tem um programa que faz a captura quadro a quadro”, explica.

Segundo Telmo Carvalho, durante os três dias de atividade em cada oficina, os alunos são distribuídos nas funções conforme a aptidão de cada um. “A gente identifica quem tem mais habilidade para o desenho, para a arte… Tem os que são mais técnicos, outros mais ligados à fotografia, então acaba havendo uma divisão entre eles nas funções de animação, arte final e filmagem”.

Encerrada cada oficina, a equipe do NUCA edita o material filmado de cada oficina, insere uma música e finaliza os três filmes, com duração de 15 a 30 segundos cada. Os três serão gravados em DVD. 

Local e data das oficinas

E.E.M LICEU DO CEARÁ – De 22 a 24/outubro, das 9h às 12h

E.E.F.M IRACEMA – De 22 a 24/outubro, das 14h às 17h

E.E.M Professora Tecla Ferreira – De 29 a 31/outubro, das 14h às 17h

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *