5 formas de driblar a falta de dinheiro e ter mais prosperidade
28 de dezembro de 2016
Dica do dia – Charms Star Wars na Vivara!
28 de dezembro de 2016

Especial banana – Receitas para provar que ela pode ser tudo o que você quiser

O que é que a banana tem? Tem torço de seda, tem! Tudo bem, a letra da música não é exatamente assim, mas vai dizer que quando alguém fala em Carmen Miranda você não lembra logo dela cantando com aquele cacho de frutas na cabeça?

Banana-nanica, da terra, ouro, maçã, prata. Essa fruta amarelinha é uma das mais versáteis, gostosas e agrada a todos os paladares. Então que tal aproveitar para inventar novas receitas com banana? Separamos algumas sugestões suculentas e fáceis de fazer que certamente irão inspirar você. 

receitas com banana 2

BOLO DE CHOCOLATE COM BANANA E ESPECIARIAS

Ingredientes:

→ Massa

1 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de açúcar;
½ xícara de chocolate em pó;
1 colher (sopa) de fermento;
½ xícara de óleo;
2 ovos;
½ xícara de água quente.

→ Recheio

6 bananas-nanicas picadas.

→ Farofa

1 xícara de farinha de trigo;
1 xícara de açúcar;
1 colher (café) de gengibre em pó;
1 colher (café) de cardamomo em pó;
1 colher (café) de canela em pó;
manteiga o quanto baste
Modo de preparo:

Misture os ingredientes da massa, com ajuda de um batedor manual (fouet), e coloque numa fôrma de bolo (com ou sem furo). Por cima da massa, acrescente as bananas picadas. Misture os ingredientes da farofa, dosando a quantidade de manteiga para que não vire uma massa uniforme. Adicione a farofa sobre as bananas e asse em forno médio (180 0C) por aproximadamente 45 minutos.

receitas com banana 3

SOBREMESA DE BANANA, AVEIA, MEL E BISCOITOS

Ingredientes:

Farofa;
200 gramas de biscoito integral de aveia e mel;
80 gramas de margarina ou manteiga light sem sal;
50 gramas de nozes picadas grosseiramente;

→ Para montagem

Farofa de banana;
6 bananas nanicas grandes e maduras;
400 gramas de doce de leite cremoso;
1 colher das de sopa de cacau em pó para polvilhar;
Creme de chantili;
250 gramas de creme de leite fresco bem gelado;
3 colheres das de sopa de açúcar;
1 colher das de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Triture grosseiramente os biscoitos e junte a margarina e nozes. Misture até obter uma farofa úmida e reserve. Em seguida, misture o restante dos ingredientes (menos o doce de leite) e bata em batedeira até formar picos firmes. Utilizando um refratário ou taças, coloque uma porção de farofa, cubra com fatias de banana, uma porção de doce de leite, pequenas porções de chantili. Finalize com cacau peneirado, leve para gelar e sirva bem gelado.

receitas com banana 5

BANANA CHIPS

Ingredientes:

4 Bananas (da terra) verdes
Sal a gosto

Modo de preparo:

Com um fatiador, corte a banana em tiras sem tirar a casca (para não correr o risco dela desmanchar). Em seguida, retire a casca e acrescente um pouco de sal (a gosto). Para as bananas ficarem “sequinhas”, é necessário levá-las ao sol por dois dias, com a ajuda de duas peneiras . Coloque uma peneira na parte de cima e outra na parte de baixo com as bananas ao meio separadamente (evite deixá-las uma em cima da outra para ajudar na secagem).

Passados os dois dias, leve as bananas ao forno por cerca de 40 minutos com aquecimento de 150 graus. A partir daí é só acompanhar o ponto para que elas fiquem crocantes.

receitas com banana 4

CREPE DE BANANA

Ingredientes:

→ Massa

1 ovo;
250 ml de leite;
200 g de trigo;
1 colher de manteiga;
Pitada de sal.

→ Recheio

100 ml de água;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de manteiga;
1 banana cortada em rodelas;

Modo de preparo:

Misture o ovo, o leite e o trigo em um recipiente e depois, acrescente um pouco de sal. Comece a misturar e coloque uma colher de manteiga. Continue misturando até ficar homogêneo. Depois, vá colocando aos poucos na frigideira com a ajuda de uma concha. A massa do crepe estará pronta.

Coloque meio copo de água na frigideira e depois coloque o açúcar. Mexa a água com açúcar com uma colher. Depois, coloque uma colher de manteiga na água fervendo. Coloque as bananas picadas na frigideira. Deixe por até 5 minutos.

Dica: Para acompanhar, você pode colocar uma bola de sorvete de creme e para dar um toque final, coloque por cima do crepe uma cobertura de chocolate.

receitas com banana 6

Depois desta matéria de receitas com banana você está pensando que a fruta é só sabor? Tudo bem que isso já seria motivo o suficiente para testar cada uma de nossas receitas, mas fique sabendo que os benefícios dessa fruta tropical envolvem o emagrecimento – porque a banana tem fibras que diminuem o apetite, e o aumento do bem estar – pois a banana faz aumentar a produção do hormônio serotonina que melhora o humor.

E sabe o que é melhor? A banana pode ser encontrada em praticamente todas as estações do ano! Então você não tem desculpas para correr para a cozinha e preparar essas maravilhosas receitas com banana.

 

 

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *