Saiba como acertar na escolha de frutas e verduras no mercado
4 de dezembro de 2018
Netflix anuncia data de episódio de Black Mirror e deleta em seguida
5 de dezembro de 2018

Alô,  Hypers! Hoje começamos uma série de matérias super especiais por aqui. Ao longo das próximas 4 semanas, exploramos um pouco do que a capital cearense tem a oferecer quando o assunto é CULTURA! Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Secultfor, selecionamos equipamentos e lugares as vezes pouco explorados em nossa cidade, onde é possível vivenciar a arte, a boa música, gastronomia típica, cursos culturais e muito mais!

Para começar nossa série especial, escolhemos o tema Arte e por isso hoje vamos falar de 4 equipamentos culturais da Secultfor que você pode ainda não conhecer. Quer ficar por dentro do melhor da nossa Fortaleza- Cidade da Cultura? Então confere nossa lista completa aqui embaixo!

 

1- Teatro São José

Os amantes das artes cênicas têm um destino certo ao chegarem em fortaleza. O Teatro São José, inaugurado em 1915, além de possuir seu próprio grupo teatral, acolhe outros grupos da cidade. Construído em 1914 em estilo eclético, o Teatro São José surgiu como alternativa de lazer às pessoas menos favorecidas, que não tinham acesso facilitado ao luxuoso Theatro José de Alencar. O Teatro São José é um bem histórico, tombado pelo Município em 1988, por meio da lei nº 6.318. O teatro pertence ao conjunto histórico do Centro de Fortaleza e de sua orla marítima vizinha, articulando-se com várias obras arquitetônicas de valor patrimonial tombadas nos níveis municipal, estadual e federal.

O equipamento passou recentemente por uma super reforma e revitalização. Orçado em R$ 6,2 milhões, o novo Teatro São José possui 1.446 m² de área construída e capacidade para 346 pessoas. Por lá, é possível assistir a apresentações musicais, peças teatrais e aproveitar a oportunidade de oficinas e cursos também oferecidos gratuitamente ao público.

Teatro São José

Endereço: R. Rufino de Alençar, 299-327 – Centro, Fortaleza

Informações: (85) 3219-9493

2- Centro Cultural Belchior

O Centro Cultural Belchior, construído no coração da Praia de Iracema, em um dos principais cartões postais da Cidade, possui aproximadamente 850m², divididos entre um auditório, salas e galerias para exposição, biblioteca, café, sala de reunião, administração, banheiros – sendo feminino, masculino e para pessoas com mobilidade reduzida -, e plataforma elevatória para cadeirantes, além de área de uso comum, no pavimento superior, de onde é possível contemplar o mar.

O equipamento faz uma homenagem ao músico cearense Belchior, que além de uma importante referência para a música brasileira, foi também um amante das artes plásticas. Administrado pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o equipamento histórico promove diversas atividades culturais, como exposições de arte e fotografia, shows gratuitos e cursos e oficinas abertos ao público, mediante inscrição prévia!

Centro Cultural Belchior

Endereço: Rua dos Pacajus, 123 – Praia de Iracema (perto do Mincharia)

Informações: (85) 3105 1386

3- Biblioteca Dolor Barreira

Que tal tirar um tempo para mergulhar no mundo dos livros? Isto é possível na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira! Criado em 1971, um dos maiores espaços de leitura de Fortaleza coloca à disposição do público cerca de 18 mil exemplares sobre diversos temas. A Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira abriga obras das literaturas nacional, americana, peruana, chilena e até alemã, a maioria traduzida, e também uma gibiteca.

Além do acervo literário, o espaço oferece atividades de contação de histórias para o público infantil, oficinas e visitas guiadas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta, das 08h às 21h, e aos sábados, das 08h às 17h. Cadastrar-se na Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira permite ao usuário tomar emprestado livros do acervo com mais de 23 mil volumes e acessar a Internet nos computadores da biblioteca.

Biblioteca Municipal Dolor Barreira

Endereço: Av. da Universidade, 2572 – Benfica.

Horário de Funcionamento: de 8h a 20h.

Informações: (85) 3105-1299

 

4 – Vila das Artes

Localizada no centro histórico de Fortaleza, A Vila das Artes funciona atualmente num Casarão de 1954, requalificado à luz de seu desenho original. O projeto ocupa também outros dois imóveis contíguos, dentre eles, a Casa do Barão de Camocim, uma das obras arquitetônicas mais antigas da Cidade, construída em 1870

Equipamento cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza, a Vila das Artes se afirma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas. Configura-se, na cidade, como um lugar de expansão, fluidez e avanços estéticos e políticos. Numa articulação de inúmeras interfaces, a Vila das Artes se faz com a cidade. É lugar de posse coletiva, fazendo emergir encontros e conexões que inauguram sentidos, mobilidades, interações e percursos tecidos pela cocriação.

Atualmente habitando o casarão batizado de Casa das Escolas, a Vila das Artes atua com programas formativos nas áreas de audiovisual, teatro, cultura digital e dança, cultivando potencialidades na apropriação, criação e intervenção crítica, em movimentação plural e constante de saberes. Por lá, o público vai encontrar exposições artísticas, oficinas gratuitas, entre outras oportunidades que surgem d eideias da própria comunidade que frequenta o equipamento! A Vila das Artes é destino imperdível para quem curte cultura e conhecimento!

Vila das Artes

Endereço: Rua 24 de Maio, 1221 – Centro, Fortaleza – CE, 60020-001
Informações: (85) 3252-1444 | 3105-1404 | 3105-1402 | 3105-1410
E-mail: formacaoemartesecultura@gmail.com

Os equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) trazem oportunidade, vivências artísticas e enriquecem o público que os ocupa! Viva você também novas experiências culturais em nossa cidade. A cultura agradece! Para saber mais sobre os equipamentos e outros centros de arte e cultura, acesse o site da Secultfor, clicando aqui!

Na semana que vem, tem mais do nosso especial Fortaleza – Cidade da Cultura! Vamos falar do melhor da gastronomia típica na capital cearense!

 

Fotos: Reprodução

 

2 Comentários

  1. Ravel disse:

    O Centro Cultural do Bom Jardim não pertence ao município. É do estado. Sendo gerido pela Secretaria da Cultura do Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *