Viagem marcada? Saiba como curtir as férias e deixar a casa em segurança!
13 de dezembro de 2018
Aterro da Praia de Iracema recebe Feira Presente de Natal
13 de dezembro de 2018

Alô, Hypers! Hoje é dia de mais uma matéria super especial da nossa série FORTALEZA – CIDADE DA CULTURA! Na semana passada, listamos alguns equipamentos culturais geridos pela Secultfor que são destino certeiro para quem ama arte e cultura e quer ter acesso a oportunidades na área (clique aqui para conferir este post completo!). E o post de hoje está de dar água na boca, pois vamos falar sobre a cultura gastronômica de nossa cidade! Afinal, exprimentar os sabores típicos de um lugar é uma maneira maravilhosa de conhecer mais sobre a história e cultura da cidade! E Fortaleza tem sabores inesquecíveis de sobra! Hoje vamos conhecer 3 espaços público geridos pela Prefeitura de Fortaleza, que são parada obrigatória para quem quer curtir os sabores de Fortaleza. Vamos conferir?

1- Mercado dos Peixes 

Inaugurado na década de 60, o Mercado dos Peixes de Fortaleza nasceu como uma facilitação para os pescadores da região. Nessa época, no final da Avenida Beira-Mar existia uma colônia de pescadores muito grande e para ajudar no comércio de peixes e frutos do mar e, para que esse não acontece em vias públicas, a prefeitura da capital construiu pequenos boxes e os distribuiu entre os pescadores.

Com o passar dos anos, ir ao mercado tornou-se uma atividade tradicional de comerciantes e moradores de Fortaleza buscar por peixes e frutos do mar frescos aqui. No ano de 2013, o  Mercado dos Peixes passou por uma super reforma e ganhou uma nova cara! Se você ama frutos do mar, com certeza vale a pena fazer parada estratégica por lá para aproveitar as iguarias da culinária litorânea e cearense.

De dia o Mercado dos Peixes de Fortaleza funciona como um mercadão para moradores e comerciantes da cidade. É possível comprar peças frescas de peixes e frutos do mar por preços bem em conta. Se você alugou um apartamento para as suas férias, vale a pena passar aqui para ver as opções deliciosas e depois cozinhar para familiares e amigos. Uma dica importante: vá cedo! O Mercado dos Peixes funciona a partir das 5 horas da manhã, quando as barcas estão chegando com a carga do dia. Ele fica em funcionamento até as 17 horas, mas quanto mais cedo você chegar aqui, mais opção terá.

Já para quem está passando por aqui a noite, o Mercado dos Peixes de Fortaleza também tem muito a oferecer. Ao término do funcionamento do comércio, mesinhas são colocadas no calçadão da Beira Mar e você pode comprar peixe, lagosta e camarão para serem fritos ou cozidos na hora. Nada de cardápio. Você olha a peça que deseja, fala a pesagem e os próprios pescadores preparam o prato para você. Um passeio imperdível e delicioso, hein?

Mercado dos Peixes de Fortaleza

Endereço: Av. Beira Mar, 3479 – Meireles, Fortaleza

Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30min as 22h

Informações: (85) 98805-1962

 

2- Mercado São Sebastião

Para quem procura dicas de locais para fazer compras de alimentos em Fortaleza o Mercado São Sebastião é uma ótima sugestão. O mercado oferece uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, temperos, plantas medicinais, carnes e peixes fresquinhos. O mercado São Sebastião já se tornou um dos grandes pontos turísticos de Fortaleza, já que é frequentado por pessoas de todos os lugares que buscam a qualidade e o sabor dos ingredientes cearenses. Por lá é possível encontrar centenas de boxes que oferecem produtos regionais, nacionais e até internacionais. Contendo restaurantes variados, o espaço também já se tornou um polo de gastronomia e lazer.

A estrutura do local é bem organizada, possui estacionamento e garagem para desembarque de alimentos ali comercializados e em quiosques espalhados ao redor. Quem visita o mercado, não resiste e experimenta a culinária tipicamente cearense. Panelada, buxada, língua de boi e mão de vaca, são alguns dos pratos servidos no mercado diariamente!

 Mercado São Sebastião 

Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1745.

Informações: (85) 3051-1651

 

3- Passeio Público

Quer aproveitar a bela paisagem da nossa cidade em um lugar diferente e único e ainda experimentar mais dos nossos sabores típicos? O Passeio Público é parte importante do Centro Histórico da Capital Cearense e também é uma super pedida, tanto para quem visita a cidade, como para quem mora aqui!  Em seu entorno encontram-se Equipamentos Públicos de relevância para a Cultura da cidade de Fortaleza e local oferece um ambiente saudável repleto de árvores centenárias que lhe confere sombra abundante, clima ameno, propiciado pela exuberância das copas das árvores e a brisa permanente do mar que fica muito próximo.

E a gastronomia? Esta fica por conta da já tradicional feijoada completa que é servida aos fins de semana no Café do Passeio Público!  A iguaria é servida no Café Passeio, situado nesta arborizada e bela área da cidade pertinho do mar. O restaurante, que só é café no nome, traz no menu especialidades da culinária regional, como moqueca de arraia e, claro, a feijoada, embaladas por apresentações de jazz,chorinho, MPB e blues.

De terça a sexta, o quilo do buffet sai na faixa de R$40. Aos sábados e domingos, quando a feijoada ocupa a bancada, o preço sobe para a faixa de R$50 o quilo. Cerveja e caipirinha completam essa gostosa combinação! É ou não é de dar água na boca?

Passeio Público

Endereço: Rua Doutor João Moreira, s/nº – Praça do Passeio Público – centro – Fortaleza
De terça a domingo. Feijoada aos sábados e domingos.

Horário de funcionamento: das 9h até 17h

Informações: 3063-8782

 

Agora que você já está por dentro do roteiro de delícias típicas em Fortaleza, vale a pena se planejar e conhecer cada um desses lugares únicos! Seja você de fora do ceará, ou até mesmo fortalezense, nossa dica é experimentar cada um desses sabores pelo menos uma vez! E viva Fortaleza!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *