CDL Jovem de Fortaleza apoia ação voluntária para doação de sangu
22 de fevereiro de 2021
famosas apaixonadas pelo tubinho para te inspirar
Tubinho – 5 famosas que adoram a peça para te inspirar
23 de fevereiro de 2021

Esponja de maquiagem – 7 tipos de esponjas e como usá-los

Você pode escolher a base perfeita para a sua pele, mas sem as ferramentas necessárias, ela provavelmente não terá o melhor desempenho e o resultado será decepcionante: cobertura de menos ou demais, efeito craquelado ou acúmulo de produto em uma só região. Daí a necessidade do pincel perfeito ou então a esponja de maquiagem ideal, que vem ganhando cada vez mais adeptas. Se antes elas tinham uma forma única (redondas e achatadas) e vinham como acompanhamento na embalagem de um produto, agora as esponjas ganharam mil formatos, um corner só dedicado a elas nas lojas especializadas e até versões futuristas, como a Sillisponge da Molly Cosmetics, feita de silicone transparente que evita o acúmulo de produto na sua superfície e que promete deslizar na pele com facilidade. É adepta da esponja de maquiagem? Vem conhecer todos o tipos e como usá-los!

1 – Esponja formato gota

Basicamente, esse tipo de esponja de maquiagem é um dos mais famosos atualmente. Sobretudo, ele se popularizou por sua versatilidade. Até mesmo as mulheres que não usavam nenhum tipo de esponja de maquiagem, acabaram aderindo a essa tendência.

Na hora de usar essa esponja, o indicado é que a ponta da gota se encaixe nas áreas menores do rosto. Por exemplo, canto interno dos olhos e abas do nariz. Enquanto a parte mais grossa é perfeita para espalhar a base nas demais áreas, como testa, bochechas e pescoço. Portanto, esse tipo é perfeito para aplicar produtos mais cremosos, líquidos ou em óleo.

Além disso você também consegue usar essa esponja de maquiagem para finalizar makes, ou para iluminar e esfumar algumas partes do seu rosto. Sobretudo, você pode usá-las molhadas, para reter menos o produto líquido e até ajudar a diluí-lo. Ou então usá-las secas, para casos de produtos em pó.

2 – Retangular

Esse tipo de esponja é um dos tradicionais também. Ele é até mais indicado para as pessoas que estão começando agora a se arriscar no mundo da make.

Entretanto, ela é mais indicada para passar em regiões maiores, como a testa e o pescoço. Mas, vale ressaltar que ela funciona melhor com bases líquidas do que com pó compacto.

3 – Redonda

Esse tipo de esponja de maquiagem é o mais versátil. Pois as redondinhas ajudam a espalhar melhor os produtos na pele, ou seja, elas não deixam produtos em excesso na pele.

No entanto, ela pode ser usada com o pó compacto, ou para retirar o excesso de base. Ou até mesmo para aplicar base com a esponja úmida para uma cobertura mais suave.

Sobretudo, ela é indicada para finalizações de pele, e também para retirar aqueles resquícios de sombra que caem embaixo dos olhos. Por fim, elas ajudam a deixar um efeito mais uniforme na pele e menos marcado.

4 – Esponja mini gota

Como é menor, esse tipo de esponja consegue ser mais precisa. Basicamente, elas conseguem atingir áreas menores do rosto, como pontos específicos, espinhas e também os cantos internos dos olhos.

Sobretudo, elas são melhores para aplicar o corretivo nas olheiras, por exemplo.

5 – Triangular

Essa esponja, assim como a mini gota também é indicada para aplicar produtos em áreas menores e mais delicadas do rosto. Por exemplo, regiões próximas aos olhos e ao nariz.

Além disso, elas também são boas para fazer o contorno ou o sombreado do rosto. Pois, elas conseguem chegar em cantos e curvas da face. Vale ressaltar que esse tipo de esponja costuma ser descartável. Ou seja, mais higiênicas, especialmente no caso de maquiagens profissionais.

6 – Esponja redonda e achatada

Basicamente, esse tipo de esponja é o mais indicado para fazer o contorno do rosto. Ou seja, é com ela que você aplica bases mais claras ou escuras em regiões estratégicas do seu rosto, com o intuito de afinar ou destacar alguma região.

Uma dica para você que está começando agora a entender como funciona o contorno do rosto: use um corretivo mais escuro na linha dos ossos das maçãs para realçar mais os traços. Porém, tome cuidado! Pois, o intuito é sempre deixar a pele com um aspecto natural. Por isso, a esponja se torna a maior aliada nessas horas.

7 – Cilíndrica

E, por fim, esse tipo de esponja também é usado para fazer contornos de pele, pois ele deixa o produto menos marcado. Além disso, essa esponja pode ser usada em qualquer parte do rosto.

No entanto, ela é considerada uma esponja mais difícil de ser usada. O motivo, segundo dizem na internet, é a falta de firmeza do material, já que ela é mais molinha.

Qual destes modelos de esponja de maquiagem você é adepta? Conta pra gente!

Fotos: Reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *