Pesquisa do Sebrae mostra perfil dos empreendedores de negócios de impacto social
16 de maio de 2018
5 curiosidades sobre o casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle
17 de maio de 2018
A Casa Legislativa do Ceará recebeu uma turma especial de alunos esta semana. O projeto Parlamento e Sua História, coordenado  pelo Memorial da Assembleia Legislativa  do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, na manhã esta quarta-feira (16), 30 alunos do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá, localizada no centro de Fortaleza. Quem acompanhou o grupo foi a coordenadora do Curso, professora Marlene Pinheiro.

Os alunos foram recepcionados pela deputada Rachel Marques (PT), que explicou o funcionamento da Assembleia, os trâmites das proposições de iniciativa dos parlamentares e do Governo do Estado.  Na oportunidade, ela também destacou que é a autora do projeto de lei, “que instituiu o passe livre nos transportes interurbanos”. Os estudantes, acompanhados da parlamentar, também conheceram o funcionamento da Comissão de Direitos Humanos.

A coordenadora das comissões técnicas da Casa, Rejane Auto, também esclareceu sobre o número de comissões, a composição e o funcionamento dos colegiados, que “tem como principal função avaliar as matérias quanto a constitucionalidade e o interesse público do conteúdo das proposições”.

A professora Marlene Pinheiro explicou que a visita dos estudantes do direito pretende oferecer uma visão geral do processo legislativo, e o valor que cada lei assume, quando sancionada. “É importante para todos ter a dimensão social e antropológica do Poder Legislativo  e como cada decisão aqui adotada impacta a sociedade”, frisou.

O aluno Plínio Paciolly considerou a visita muito importante, no sentido de ter uma maior proximidade com a representação política do Estado. “A maioria das vezes, só se vota e a pessoa até se esquece em quem se votou. Aqui a gente tem a oportunidade de um maior contato com nossos representantes”, asinalou.

A aluna Ruama Assunção Rocha, do terceiro semestre, considerou a visita “um divisor de águas”, no curso, já que teve a oportunidade de conhecer a origem das leis que serão abordadas em sala de aula. “Está sendo bem importante essa aproximação com o Legislativo”, frisou.

Além do Plenário 13 de Maio, o roteiro dos alunos incluiu visita ao Espaço do Povo, rádio FM Assembleia (96,7MHz), Complexo de Comissões Técnicas da Casa e ao Memorial. “O Parlamento e sua História” é coordenado pela equipe do Malce, composta por Socorro Medeiros, Ivana Costa, Germana Pontes, Rubens Rocha e Carlos Ponte. Para se inscrever no projeto, as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707 ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.

Que tal levar a sua turma para conhecer a Assembleia Legislativa do Ceará, nossos deputados estaduais e aprender mais sobre a história do parlamento no Ceará? Fica a dica!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *