5 Apps para arrasar e deixar seus Stories do Instagram mega criativos!
19 de julho de 2018
Guia do Jeans – 5 shapes da peça mais queridinha do mundo + Dicas de peças com super descontos do OFF Outlet!
19 de julho de 2018

Faça sua Parte – 8 dicas de sustentabilidade para colocar em prática em casa!

Quando fala-se em sustentabilidade, a primeira imagem que surge na sua mente é cuidar do meio ambiente, certo? Bom, você sabia que pode fazer isso dentro da sua casa? Isso mesmo, algumas atitudes comuns podem fazer total diferença para ter uma vida sustentável.

Por exemplo, diminuir o consumo de água, fazer a separação do lixo para a reciclagem, entre outros. Se você, sua mãe, sua irmã, cada um fizer a sua parte nas suas casas, estarão beneficiando o planeta, a saúde e claro, o bolso. Por essa razão, aqui vai oito dicas da equipe do Hype para você, confere aí!

1.Água

Não é difícil ter acesso a notícias de que a água se tornará escassa em um futuro não muito distante. Porém, alguns hábitos dentro de casa podem ajudar na redução do consumo de água incorreto. Por exemplo, observe se existem torneiras, chuveiros ou mangueiras com vazamentos, se houver, chame um especialista para resolver esse problema; feche a torneira quando estiver escovando os dentes; não deixe o chuveiro aberto se não estiver usando; ao passar sabão nas louças, mantenha a torneira fechada e, por fim, ao comprar uma máquina de lavar, opte pelas que reaproveitam água.

2.Cultive seu próprio alimento

Dentre as vantagens de cultivar seu alimento é o fácil acesso a alimentos orgânicos, além de ser uma terapia, pois exercita a paciência e o cuidado para ter um bom cultivo. Quando se trata de espaço, até mesmo em apartamento é possível cultivar temperos em vasos pequenos ou fazer cultivo vertical. Por exemplo, brotos de girassol, feijão ou alfafa podem ser cultivados até em potes de vidro. Já para os que possuem um área maior, que tal investir em uma horta ou em uma estufa?

3.Energia

Busque por eletrodomésticos com o selo tipo “A”, pois consomem menos energia ou, nada de secar roupas atrás da geladeira, dessa forma o consumo de energia aumenta bastante. Sabe aquela luz acesa da sua TV? Bom, isso quer dizer que ela está em stand by, ou seja, está consumindo energia mesmo estando desligada. Se for viajar ou passar algum tempo fora não há necessidade de deixar ligada, certo? Ao escolher lâmpadas para a sua casa, opte pelas mais econômicas, apesar de serem mais caras, gastam menos energia.

4.Telhados verdes

Os telhados verdes absorvem parte da radiação solar, o que diminui as populares “ilhas de calor”, auxiliando na qualidade ambiental da cidade como todo. Além disso, eles também são isolantes térmicos, deixando a temperatura amena no verão e reduzindo a necessidade de ar-condicionado, diminuindo os gastos com energia. Os preços da instalação vão de R$ 150,00/m² a R$ 250,00/m².

5.Conserve a sua alimentação

Ao preparar um jantar e sobrar muita comida, não jogue fora. Guarde em recipientes e coloque dentro da geladeira para congelar. Dessa forma, você poderá comer no outro dia. Use as cascas e os talos, eles também são fontes de nutrientes e podem ser consumidos. Ao invés de ir ao supermercado uma vez por mês, mantenha o hábito de ir uma vez por semana. Assim os alimentos não correrão o risco de se estragarem na geladeira e você comprará apenas o que for precisar para aquela semana. Ahh! Não esqueça de sempre verificar o prazo de validade.

6.Captação de água da chuva

Ao aproveitar a água da chuva, você poderá usá-la para aguar as plantas, utilizar em descargas, limpar o quintal ou o carro, entre outros. A água da chuva não é indicada para consumo, mas pequenas ações, como as citadas anteriormente, podem influenciar na conscientização do uso indevido da água na sociedade.

7.Rotina

Verifique os e-mails pelo computados ou celular, não imprima nada que não seja necessário. Outra dica é comprar produtos com rótulos ecológicos e com menos embalagem, dessa maneira você estará escolhendo poluir menos o planeta. Assim como não opte por itens descartáveis ou de uso único. Por exemplo, prefira sacos de compras reutilizáveis, baterias, ao invés de pilhas.

8.Informe-se

Para se manter sempre atualizado sobre sustentabilidade, procure por instituições focadas em ações sustentáveis, como cultivo orgânico, técnicas de reaproveitamento de materiais, pode ser por meio do artesanato ou pela marcenaria, enfim. Outra alternativa são os canais no Youtube voltados para esse tema. Portanto, tudo está ao seu redor, basta você querer se informar mais, certo?

Você tem alguma prática sustentável? Por exemplo, separar o lixo para a reciclagem? Deixe seu comentário para que a equipe do Hype possa conhecer um pouco mais de você, combinado?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *