Dragão do Mar recebe mais uma edição do Debate com Ginga
12 de fevereiro de 2019
Intercâmbio sócio-cultural leva jovens à Cabo Verde
12 de fevereiro de 2019

Faça Você Mesmo – 3 maneiras de brilhar no carnaval sem poluir o meio ambiente!

Com o carnaval batendo na porta, o Pátio Hype não poderia deixar de falar sobre glitter, não é mesmo? Se você já está em busca de comprar um saco de glitter para brilhar nos bloquinhos de ruas, segura aí, pois o Faça Você Mesmo de hoje traz três sugestões super legais para não poluir o meio ambiente nessa época.

Antes de ir para o passo a passo, é preciso entender as razões pelas quais o glitter é tão ruim para a natureza. Você sabia que o glitter e a purpurina são feitos de microplásticos? Isso mesmo e ao tomar banho após aproveitar bastante a folia, esse brilhinho vai todo para o ralo, em seguida para o esgoto e por fim, para o mar. O que não é nada bom para os animais que vivem na água salgada.

Portanto, que tal economizar e ainda cuidar do meio ambiente? Dá só uma olhada!

1.Glitter caseiro

Você vai precisar de:

Sal;

Corante para a comida.

Passo a Passo:

Separe um quarto de xícara de sal e meia colher de chá de corante para comida.

Misture tudo em um recipiente pequeno até que o sal esteja com uma cor uniforme. Se jogue na mistura de corantes para atingir a cor que você deseja.

Em seguida, pegue uma assadeira e cubra com papel manteiga.

Sobre o papel, espalhe o sal pintado e asse por 10 minutos.

Depois, retire a assadeira e deixe que o sal esfrie completamente antes de usar.

Atenção: por ser um produto caseiro, lave as mãos antes de começar o passo a passo e siga as medidas. De acordo com dermatologistas, não há perigo de se expor ao sol com a mistura.

2.Glitter Biodegradável

Você vai precisar de:

Pó de gelatina incolor ou pó de ágar-ágar;

Corantes (pó de beterraba, cúrcuma, spirulina, urucum e pó de mica);

Tapete de silicone.

Passo a Passo:

Escolha a sua base, por exemplo, o pó de gelatina incolor (encontrado em supermercados), mas se preferir uma opção vegana teste o pó de ágar-ágar, também conhecido como gelatina vegetal (vendido em lojas de produtos naturais).

Misture e faça uma pasta do pó com os corantes de sua preferência. Opte por compostos biodegradáveis como pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum. Se quiser um efeito mais brilhoso, adicione o pó de mica, um mineral natural.

Deixe secar Espalhe a pasta em uma camada fina sob um tapete de silicone. Deixe secar integralmente. Isso pode durar até 36 horas.

Triture Com a pasta completamente seca, triture em um mixer (processador menor) para ter o efeito da purpurina.

3.Confetes sustentáveis

Você vai precisar de:

Folhas de diversos tamanhos e cores;

Furador de papel;

Recipiente com tampa.

Passo a Passo:

Junte folhas e/ou pétalas de flores secas que encontrar caídas nas ruas ou jardins – e lembre-se: quanto mais tipos diferentes de plantas você coletar, mais coloridos ficarão seus confetes.

Em seguida, use um furador de papel para cortar as folhas e pétalas em pedaços e guardar em um pote com tampa para cair na folia!

Além de brilhar sem poluir o meio ambiente, você pode se divertir com o confete com a consciência de que não está agredindo a natureza. E então, gostou das alternativas? Conta para a equipe do Hype!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *