7 músicas sertanejas para sofrer por amor nos dias de roedeira
17 de abril de 2018
Desfralde Consciente – Saiba como promover sem desrespeitar o tempo da criança!
17 de abril de 2018

Brincadeira de criança é muito bom, não é mesmo? Se você faz parte do time que se rende a diversão com os pequenos, você clicou no lugar certo. hahah! O Faça Você Mesmo de hoje é de Massinha de Modelar práticas, baratinhas e fáceis.

Porém o melhor mesmo, é que você vai poder degustar da companhia das crianças desde a preparação até o resultado. Não vai faltar entretenimento, pode ter certeza.

Quer saber como fazer essas massinhas em casa? É só descer o dedinho que o Pátio Hype trouxe quatro maneiras de criar essa brincadeira diferente. Tem massinha comestível, hein?!

1.Massa com Farinha de Trigo

Você vai precisar de:

1 xícara de sal;

4 xícaras de farinha de trigo;

2 colheres de sopa de óleo;

1 colher de sopa de vinagre;

1 1/2 xícara de água;

Corante alimentício ou suco em pó de várias cores.

Passo a Passo:

Misture, com a mão mesmo, o sal, a farinha de trigo, o óleo, o vinagre e a água, até ficar homogêneo.

Separe a massinha em vários pedaços e faça bolinhas.

Em cada bolinha faça um pequeno buraco no meio e pingue algumas gotas do corante ou um pouquinho do suco em pó. Em cada bolinha coloque uma cor diferente. Você também pode misturar o suco em pó ou o corante na água antes de misturá-la aos outros ingredientes.

Amasse até a cor ficar homogênea e coloque cada cor em um recipiente totalmente fechado. Ele pode ser guardado na geladeira, mas não é necessário. Se começar a secar ao longo do tempo, adicione um pouco de água, assim ela durará vários meses.

Se você preferir, coloque algumas gotinhas de essência da sua preferência, assim você e seu filhote ficará com as mãos cheirosinhas depois da brincadeira.

2.Massinha com Gelatina

Você vai precisar de:

01 xícara de farinha de trigo;

01 xícara de água (quente);

02 colheres (chá) de óleo;

02 colheres (chá) de sal;

02 colheres (chá) de cremor tártaro ou fermento em pó;

1 pacotinho (85 gramas) de gelatina.

Passo a Passo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture bem. Se achar necessário, use uma batedeira de mão. A massa deve ser bem misturada e ficar homogênea.

Coloque a panela em fogo médio e continue mexendo para que a massa não grude no fundo, até que a mesma fique no ponto ideal. Quando você não conseguir mais mexê-la, ou seja, atingir o ponto certo, desligue o fogo.

Cubra uma superfície lisa com farinha de trigo, vire a massa sobre a mesma e deixe esfriar.

Quando a massa já estiver fria comece a amassá-la, acrescentando farinha de trigo aos poucos, até que pare de grudar nos dedos.

Para maior duração das massinhas e evitar que sequem, coloque cada uma em um potinho fechado.

O sabor da gelatina é que colore a massinha, então escolha o sabor de acordo com o tom desejado ou acrescente algumas gotinhas de corante alimentício. Se quiser fazer mais de uma, repita o processo para todas e depois é só se divertir!

3.Massa de Porcelana Fria

Você vai precisar de:

1 xícara (225 ml) de cola branca;

1 xícara (125 g) de amido de milho;

1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre;

1 colher de sopa de óleo de bebê.

Passo a Passo:

Coloque uma panela no fogo e adicione o amido de milho. Você precisará de 1 xícara (125 g) de amido. Se não tiver acesso a um forno, pode usar um micro-ondas. Encontre uma tigela que possa ser usada no aparelho e encha-a com 1 xícara (125 g) de amido de milho.

Adicione os ingredientes úmidos e misture. Serão necessárias 1 xícara (225 ml) de cola branca, uma colher de sopa de suco de limão e uma colher de sopa de óleo de bebê. Mexa tudo usando uma colher ou um batedor. Se não tiver suco de limão, você pode utilizar uma colher de sopa de vinagre branco no lugar, eles irão conservar a massa.

Ligue o fogo e aqueça a mistura. Continue mexendo até que a combinação comece a engrossar e a se soltar dos lados da panela. Se estiver usando um micro-ondas, misture tudo primeiro até chegar a uma consistência de pasta, e então coloque a tigela no aparelho e aqueça-a por um minuto e 30 segundos. Pause o micro-ondas a cada 30 segundos e mexa o conteúdo da tigela antes de continuar a aquecer.

Retire a panela do fogo e deixe-a esfriar até que possa ser tocada. Caso esteja usando o micro-ondas, tire a tigela do aparelho e misture o conteúdo dela uma última vez. Deixe a massa esfriar o suficiente para poder ser tocada sem o risco de queimaduras.

Transfira a massa para uma superfície plana e amasse-a. Para evitar que ela grude, polvilhe amido de milho na superfície sobre a qual trabalhará. Amasse com as mãos até que a massa fique macia.

Caso deseje, coloque um pouco de cor na massa. Você pode pintá-la depois de seca ou misturar um pouco de corante a ela. Adicione algumas gotas de corante alimentício ou tinta acrílica e amasse até chegar a uma cor uniforme.

Deixe a massa curar. Antes de usá-la, enrole-a em uma bola e enfie-a em um saco plástico com fecho. Feche o saco e deixe-o em um local fresco durante a noite.

No dia seguinte você poderá usar ela e esculpir e deixá-la secar ao ar livre. Caso não a tenha pintado, espere até que ela seque antes de aplicar a tinta acrílica. Essa massa não precisa ser assada. Passe um pouco de hidratante sem óleo nas mãos antes de trabalhar com a massa para evitar que ela grude. Se a sua massa começar a secar, você pode misturar um pouco de cold cream nela para amaciá-la novamente.

4.Massinha à base de óleo

Você vai precisar de:

1 folha de cera de abelha (tamanho A4 ou 21,59 x 27,94 cm);

4 colheres de sopa de vaselina;

6 colheres de chá de óleo de bebê;

2 colheres de sopa de óleo de coco;

3/4 de xícara (135 g) de cal hidratada (hidróxido de cálcio).

Passo a Passo:

Monte uma panela para banho-maria. Encha uma panela grande com 2,5 a 5 cm de água e coloque uma tigela grande sobre ela. A parte de baixo da tigela não deve tocar a água. Ligue o fogão e deixe a água ferver; em seguida, abaixe o fogo e mantenha a água numa temperatura próxima da fervura. Embrulhe uma assadeira com uma folha de papel-alumínio.

Derreta a cera de abelha no banho-maria. Quebre a folha de cera em pedaços menores para fazer com que ela derreta mais rápido, coloque os pedaços na tigela e aqueça até que a cera fique completamente líquida e translúcida.

Adicione a cal hidratada. Lentamente, despeje 3/4 de xícara (135 g) de cal hidratada na cera. A mistura ficará um pouco encaroçada, então mexa para desmanchá-los.

Despeje o resto dos ingredientes e misture novamente. Você precisará de quatro colheres de sopa de vaselina, seis colheres de chá de óleo de bebê e duas colheres de sopa de óleo de coco. Mexa por 30 segundos.

Coloque um pouco de cor na massa. Ela terá uma coloração marrom-clara depois de pronta; você pode pôr uma colher de sopa de pigmento em pó e depois mexa.

Passe imediatamente a mistura para a assadeira. Depois que os 30 minutos se passarem, tire a tigela da panela e despeje a massa na assadeira. Ela começará a endurecer rapidamente.

Deixe a mistura endurecer e teste a textura. A massa começará a endurecer depois de cerca de dez minutos. Durante esse tempo, você pode testá-la e adicionar mais ingredientes para resolver os problemas. Se a mistura estiver muito seca, coloque um pouco mais de óleo e mexa.

Caso o resultado esteja muito duro, transfira-o de volta para o banho-maria e deixe-o amolecer. Coloque mais óleos e mais cal hidratada.

Espere a massa ficar firme antes de usá-la. Como é feita de óleos e cera, essa massa nunca secará ou endurecerá completamente. Depois de fria, você pode tirá-la da assadeira e esculpir com ela.

Guarde a massa do jeito certo quando não a estiver usando. Deixe-a limpa embrulhando-a em filme plástico, colocando-a em um saco plástico ou guardando-a em um recipiente fechado. Armazene a massa em um local fresco, pois o calor pode fazer com que ela fique mole e grudenta. Prontinho!

Depois do passo a passo chame as crianças e aproveite para incentivar a criatividade deles. Quem sabe eles não se tornarão os próximos famosos artistas plásticos do mundo da arte!

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *