Editor de Cia. das Letras propõe dar livros de presente para salvar editoras
3 de dezembro de 2018
Shoppings do Grupo JCPM lançam Campanhas Promocionais de Natal
3 de dezembro de 2018

Férias – 7 brincadeiras divertidas para a família inteira!

Férias à vista! Não está com uma viagem programada? Não se preocupe, a equipe do Hype fez um estoque de brincadeiras para animar não apenas as crianças, mas toda a família. Afinal, a energia dessa turma é inesgotável.

Esse é o período em que os pequenos só pensam em muita diversão, portanto, esqueça a TV, o computador e o videogame e confere a lista de brincadeiras educativas logo abaixo!

1.Inventando histórias e poesias

Essa brincadeira, além de ser divertida, também ajuda a treinar o vocabulário e para começar a brincadeira, peça para a primeira criança inventar o início da história, por exemplo, criando os primeiros personagens. Em seguida, a segunda criança deve dar seguimento acrescentando ações e mais personagens ao enredo. A terceira também idealiza personagens e situações, porém, sempre ligando a história com a última frase dita pela criança anterior. Por fim, quando todos já estiverem participado, volta novamente para a primeira criança. O mais interessante dessa brincadeira é que a história se torna super engraçada. Aposte na criação de versos ou rimas usando o nome de familiares, pois é estimulante para o aprendizado.

2.Telefone sem fio

Vamos sentar todos no chão em formato de roda? Quando todos estiverem bem acomodados, a mamãe começa a brincadeira falando uma frase no ouvido da criança que estiver ao seu lado, em seguida a criança repassa a frase para a próxima pessoa, até chegar na última. Chegou na última pessoa? Peça para ela falar a frase em voz alta para que todos possam ouvir. Ahh! Nada de repetir a frase mais de uma vez quando for falar no ouvido do outro, combinado? O resultado final sempre gera boas risadas. hahah!

3.Teatro e circo

Para os pequenos mais tímidos, essa é uma boa opção de brincadeira para desenvolvê-los. Pegue todas os itens que podem ser usados em fantasias, se tiver bichos de estimação em casa, coloque-os na brincadeira também. Bom, todos a caráter? Hora de encenar uma peça. Pode ser uma história conhecida, mas se as crianças quiserem criar o próprio enredo, deixe-as usar a imaginação. Coloque colchonetes, tapetes e almofadas no chão para que ninguém se machuque nas cambalhotas, por exemplo. Titios, vovós e primos podem participar sendo a platéia, aplaudindo com bastante animação.

4.Brincando de cozinhar

As crianças podem ajudar na hora do lanche também, hein?! A mamãe ou o papai podem preparar uma massa de biscoitos e deixar que os pequenos usem formas diferentes e assim elas poderão criar várias figuras e formatos engraçados para colocar na assadeira. É como se fosse massinha de modelar, mas elas vão poder comer de verdade. Atenção: importante que tenham adultos sempre por perto, para que elas fiquem longe do fogão, do forno e de objetos cortantes.

5.Pequenos cientistas

Lupas, binóculos e lentes de aumento são alguns dos itens que podem ser usados pelos pequenos cientistas. Desafie-os a observarem as plantas e os insetos pela casa e pelo jardim. Em seguida, peça para que eles compartilhem todos os detalhes descobertos, por exemplo, cor, quantidade de pernas dos insetos encontrados, flor, pétalas e, se possível, o nome dos bichos e das plantas. Dessa forma, você pode ensiná-los sobre aqueles insetos e sobre as plantas, além de poder apresentar para as crianças a importância da preservação da natureza.

6.A vida não é feita só de vitórias

Dominó, jogos de tabuleiro, de baralho e outros jogos tradicionais podem ajudar a mostrar para os pequenos que a vida nem sempre é feita só de vitórias e que, ao perder, elas também podem adquirir experiências e aprendizados. Portanto, é fundamental deixar claro que na vida, às vezes se ganha e às vezes se perde, assim como no jogo.

7.Baile das férias

Chamem as crianças e os adultos, pois é dia de muita música e dança. A brincadeira funciona assim: peça para cada criança formar par com um adulto, depois os pequenos devem subir nos pés do adulto e quando estiverem todos posicionados, pode ligar o som Dj. Invista em passos engraçados, para que a diversão seja garantida, hein?!

Você lembra qual era a sua brincadeira favorita quando criança? Que tal relembrá-la com os filhos? E não esquece de compartilhar com o Pátio Hype como foi a experiência.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *