5 aplicativos para impressionar na cozinha
28 de junho de 2017
Tendência – As calças para apostar sem medo!
28 de junho de 2017

As férias de julho estão entre nós. São 3o dias sem escola! É claro que as férias escolares são merecidíssimas e os pequenos devem aproveitar o período da melhor forma, mas a verdade é que a falta de tempo de muitos pais, que precisam continuar trabalhando normalmente, acaba impedindo viagens ou programações mais complexas e o resultado é muitas vezes aquele show de reclamações, com crianças entediadas e pais desesperados e cansados!

Mas felizmente, existem alguns programas que são práticos, relativamente rápidos e baratos para divertir a criançada e fazer das férias um período maravilhos e inesquecível. Para ajudar aos papais e mamães aflitos, nós preparamos um super guia com 10 atividades incríveis. então prepare o caderininho e vem conferir!

1 – Piquenique

O piquenique ainda é uma das formas mais divertidas de passar um tempo com a família e pertinho da natureza e, por isso mesmo, uma ótima opção para divertir a criançada nas férias escolares! Descubra um local que ela esteja em contato com a natureza, como um parque ou pracinha em sua cidade, por exemplo. Você pode fazer brincadeiras que trabalhem todos os sentidos, inclusive o paladar com uma brincadeira de adivinhar o sabor de algum alimento, por exemplo. Leve uma toalha de mesa ou lençol, comidinhas gostosas ( para conferir receitas de piquenique, clique aqui!), alguns brinquedos e pronto. Está montada uma tarde deliciosa!

2- Festa do pijama

Aah, a festa do pijama! Programa que não pode faltar nas férias da criançada! E para montar a brincadeira não é tão difícil. Escolha uma data em que você pode dedicar a sua noite aos pequenos, chame alguns amiguinhos (de acordo com o tamanho do local escolhido), sirva petiscos infantis como salgadinhos e docinhos com suco e deixe os pequenos a vontade para se divertirem muito, criando as próprias brincadeiras! Na hora de dormir, escolha um filme que agrade a todos e finalize a noite com um bom cineminha. Taí uma oportunidade de criar lembranças inesquecíveis para a criançada, não é?

3- Dia de Chef

Que tal colocar as crianças na cozinha e deixa-las serem chefs por um dia? A atividade, além de super divertida e fácil de fazer, estimula a criatividade e autonomia dos pequenos. Para manter a atividade segura, escolha uma receita que não precise de utensílios perigosos, como facas ou óleo quente. E na hora de colocar as delícias no forno, peças as crianças para se afastarem! Confira receitas ideiais para fazer com os pequenos, clicando aqui!

4- Manhã na piscina

Que tal tirar algumas horinhas para estocar vitamina D? Uma manhã na piscina pode ser a pedida perfeita para divertir as crianças por algumas horas! Escolha um horário bom 9 de preferência antes das 10 da manhã) e caia na piscina levando alguns brinquedos e muitos sorrisos. Se possível, chame alguns amiguinhos do prédio ou até mesmo da escola para se juntar a brincadeira! Caso não tenha piscina em casa, vale procurar um clube ou até mesmo uma barraca de praia que possua piscina. Mas atenção: neste tipo de programa vale lembrar que o cuidado tem que ser redobrado e a segurança tem que estar sempre em primeiro lugar!

5- Teatro em casa

Vamos levar arte e criatividade e a arte para casa? Aqui a dica é produzir um verdadeiro Teatro de fantoches ou então o teatrinho comum! Crie uma história que possa trabalhar alguma questão importante como, por exemplo, o jogar lixo na rua, o desperdício de água, ou não falar com estranhos. Você vai ver como isso pode ser divertido! Se a criança for muito pequena, o melhor é o teatro de fantoches. É bom para trabalhar timidez, expressão e para que elas se soltem e se divirtam!

6- Oficina de fotografia

Que tal ajudar seu filho ou filha a mostrar o olhar dele sobre o mundo em que vivemos? Tire algumas horas e leve seu pequeno para passear com uma câmera na mão, a disposição dele (a)! Deixe a criança se soltar e tirar fotos de tudo que lhe interessar, seja o trânsito, a natureza ou até mesmo pessoas, acompanhando-a de perto, mas deixando-a a vontade. A atividade ajuda a criança a se soltar e se expressar, além de poder gerar resultados surpreendentes, com fotos lindas! Os pais mais empolgados podem até mesmo aproveitar a atividade para fazer uma exposição, revelando as melhores fotos e expondo para a família ou amigos. Que orgulho, hein?

7- Ajuda criativa

Você sabia que muitas vezes algumas atividades rotineiras que nós adultos nem gostamos muito de fazer podem virar um momento de muita diversão para as crianças? Permitir que elas ajudem em atividades e funções da casa, como lavar o carro da família por exemplo, dá as crianças uma sensação de independência e autonomia, além de ajudá-las a se sentirem valorizadas! O ideal é escolher um horário de pouco movimento e levar os pequenos para a garagem, com balde de água, esponjas e escovões e colocar a mão na massa em família! As crianças vão curtir muito e o carro vai agradecer! hahaha!

8- Negócio infantil

Não existe forma melhor de ajudar as crianças a entender noções matemáticas e dar valor ao dinheiro do que colocar em prática estes conceitos. Uma das formas mais tradicionais e muito divertidas de introduzir estes conceitos é ajudar a criança a montar um mini negócio “só dela” durante as férias! Pode ser vender docinhos aos vizinhos, fazer bijuterias para vender as amigas da mamãe ou ainda montar um pequeno stand e vender limonada e sucos refrescantes na calçada! Para isso, basta montar uma pequena estrutura, deixando sempre a criança participar do processo e pronto! Lembre-se apenas de ficar sempre perto e atenta, para a segurança dos pequenos comerciantes!

9- Faça Você Mesmo

Que tal inovar nos brinquedos estas férias? Para unir o útil ao agradável, uma atividade muito bacana é confeccionar junto com as crianças alguns brinquedos que elas utilizarão nas brincadeiras. Além de ocupar as crianças e incentivar trabalhos manuais, a atividad eé uma ótima oportunidade para ensinar as crianças sobre sustentabilidade e reciclagem! Confira um mini guia com alguns brinquedos que você pode fazer em casa utilizando materiais recicláveis clicando aqui!

10- Circuito Fitness

Nada melhor para uma manhã ou tarde de férias do que colocar as crianças para se mexer e fazer exercícios! Além de fazer bem para a saúde, a atividade vai deixar as crianças realizadas e cansadas, prontas para aquela soneca que os pais tanto precisam! hahaha! Para inovar na atividade, que tal montar um super circuito de exercícios no jardim ou até mesmo dentro de casa? A ideia aqui é bolar uma série completa de atividades, saltando por obstáculos utilizando objetos que você tem em casa, como brinquedos, colchões ou almofadas. Você pode começar correndo em zig zag por brinquedos alinhados no chão, depois pular almofadas e finalizar com uma boa cambalhota no colchão. Some pontos e bole brindes para quem conseguir cumprir o cicuito e pronto! A atividade serve mesmo para a família toda se juntar e se divertir muito!

Agora que você já tem um guia completo com programas divertidos e educativos pra criançada, fica mais difícil ficar parado, não é? Planeje-se e tire esse tempo valioso para aprender e brincar junto com seus filhos, curtindo cada dia das férias escolares, sempre que der. A criançada agradece!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *