5 razões para assistir Atypical, nova série do Netflix
13 de agosto de 2017
Edital de apoio à programação cultural
14 de agosto de 2017

Com pessoas de diferentes regiões do Estado e religiões, bem como grupo culturais e afrodescendentes, a Festa de Yemanjá estará com a tradicional programação acontecendo na Praia do Futuro e Praia de Iracema nesta segunda(14) e terça-feira(15). Os festejos têm o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), confira a programação abaixo:

Na Praia do Futuro, a Festa de Yemanjá, que acontece há 52º anos, a programação tem início às 18h, na Barraca Zé da Praia, com a presença da diretoria da união Espírita Cearense de Umbanda (UECUM), que está completando 50 anos de existência. Também acontece às 18h30 a apresentação cultural do Afoxé Filhos de Oya, campeão do Carnaval de Fortaleza, no palco principal do evento. O início dos trabalhos com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oya começam às 20h40 e seguem até meia-noite. Vale lembrar que durante toda a noite, a equipe da UECUM estará recebendo e cadastrando as caravanas vindas de Fortaleza e outras cidade do Ceará, até o encerramento do evento.

A programação tem continuidade na terça-feira, 15/8, com a saída do cortejo às 9h com a imagem da Rainha do Mar da sede provisória da UECUM, na Rua Castro Silva, 920, no Centro de Fortaleza. A chegada do cortejo está prevista para às 10h, na Praia do Futuro. As atividades têm continuidade, com mais apresentações culturais, palestra, e homenagens. Durante a programação, a Mãe Suzana, presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (UECUM) estará entregando o certificado de participação da 52ª festa de Yemanjá.

Já na Praia de Iracema, a programação desta segunda-feira começa às 16h com a saída do cortejo da Rua Amadeu Sá, 421, no Jardim Guanabara, até o aterro da Praia. A abertura oficial está marcada para 18h, seguida de lançamento de livro do escritor Cícero Centriny, apresentação cultural e início dos rituais, que vão até meia-noite. Na terça-feira, é dia de conferir a programação a partir de 8h, com apresentação de roda de capoeira, e de grupos como Maracatu Solar. Haverá também palestra, cânticos para a Rainha do Mar e partida de jangada de oferendas na Praia de Iracema.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *