Música nova da Beyoncé na web!
7 de junho de 2011
Copa 2014- 5 mil profissionais do turismo recebem certificado de qualificação.
7 de junho de 2011

Fogão ecológico

Aquela comidinha do interior sempre tem um gostinho a mais, não é? O hábito de cozinhar em fogões que funcionam a base de lenha se mantém ainda hoje em muitas comunidades  rurais do  Ceará! Porém, a prática tem muitas desvantagens e malefícios.A fumaça, que é produzida da lenha queimada, pode  irritar os olhos e até obstruir os pulmões, sem falar que usar lenha contribui, e muito, para o desmatamento! Mas como contornar o problema de inúmeras famílias cearenses, que precisavam seguir cozinhando em seu dia a dia? A idéia foi simples, original e sustentável: Fogões ecológicos!

Assim, nasceu um projeto do Governo do Estado do Ceará que distribui fogões ecológicos, que economizam lenha e têm uma chaminé, por onde sai a fumaça. Na cidade de  Pacajus, por exemplo, as chaminés já fazem parte da paisagem. Os fogões são construídos com tijolos refratários, o que mantém o calor dentro da estufa e economiza lenha. Outra vantagem é fumaça, que antes ficava pela casa, agora é elimininada com as chaminés.

Os fogões também ajudam a criar empregos nas comunidades mais pobres. Pedreiros locais são treinados para fazer o trabalho, que leva algumas horas! O novo fogão pode ser usado dentro de 4 dias. Um fogão ecológico custa por volta de R$ 450,00, custo que é pago pelo Governo. Os habitantes estão aprovando e comemorando a novidade! Desde o início do projeto em 2007, 19.000 fogões já foram distribuídos à população rural. Tá aí  uma atitude que pode melhorar a rotina, preservar a saúde e tornar a vida de quem precisa mais fácil!

0 Comentários

  1. miriam disse:

    Ola, tenho um terreno no interior e breve farei uma casa, gostaria de saber como faço pra obter a planta ou endereço de quem constoi esse fogão? desde ja agradeço…

  2. fatima Paulino disse:

    Graças a Deus temos um Governador que se preocupa com os menos favorecidos, nossos irmaos
    do interior.Que bom,mais uma vitoria.Nasci a 55 anos atras no interior de Caninde, vivi ate meus 15 anos com muita dificuldade, hoje a minha terra natal estar uma maravilha graças aos projetos do
    nosso governador e aquelas pessos influentes que consegue levar beneficios para nossos irmaos do
    sertao.Em Caninde temos Celso Crisostomo que tem corrido atras de beneficios para aquele povo carente

  3. José Augusto Cruz C. Preta disse:

    Solicito projeto do fogão.
    Grato

    JACCP

  4. francisco disse:

    vamos preservar a natureza

  5. francisco disse:

    preservando o natural

  6. neuma araujo disse:

    solicito projeto do fogao maranguape ceara

  7. josi disse:

    Que maravilha: preservar a saude, a natureza e cuidar dos, temporariamente, desfavorecidos, pois creiam em Deus porque ele muda a vida das pessoas que o adoram em espírito e em verdade. Se possível, desejo receber o projeto deste trabalho,para que eu possa fazer no meu quintal. Muito agradecida. Josi

  8. josi disse:

    Desejo receber o projeto. Grata. Olinda /PE

  9. VALQUIRIA disse:

    Necessito de receber o projeto pois tenho um fogão que exala muita fumaça
    muito obrigada

  10. Erica Meirelles disse:

    amei a ideia de ter um fogão ecológico , quero comprar um ou ter o projeto, obrigado!

  11. algenir carmo disse:

    desejo receber ou comprar este fogao

  12. carlos augusto gomes disse:

    GOSTARIA DA PLANTA DESSE FOGAO OK AKI TO NO PARANA OKOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *