Edital Ceará Natal de Luz 2017: Inscrições abertas
23 de agosto de 2017
Sessões gratuitas de cinema em 3D no São Luiz
23 de agosto de 2017

Fortaleza tem evoluído rapidamente quando o assunto é mobilidade e nossa cidade nos últimos tempos tem se tornado até mesmo refrerência para outras capitais brasileiras. A criação das ciclofaixas por toda a cidade é uma das razões pelas quais tanto o trânsito quanto a qualidade de vida dos fortalezenses anda melhorando. E agora, para quem utiliza a bicicleta no dia a dia ou nos fins de semana, vem aí mais uma ótima novidade!  A Prefeitura de Fortaleza, através da Gestão Cicloviária da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, lançou na última sexta-feira (18), o aplicativo BoraPedalar. A ferramenta, já disponível para aparelhos Android, tem perfil colaborativo e possui várias funcionalidades que atendem a demanda dos ciclistas da cidade. Através do app BoraPedalar, os usuários podem ficar por dentro das melhores rotas para andar de bicicleta, se informar sobre obras, bicicletários, paraciclos, e até mesmo sobre a presença de oficinas especializadas, para o caso de alguma emergência com a bicicleta. Muito bacana, não é?

Segundo Luiz Sabóia, secretário-executivo de Conservação e Serviço Públicos de Fortaleza, o aplicativo surgiu de uma demanda por conta do aumento de usuários: “No aplicativo, a malha viária está toda atualizada e foi uma demanda dos usuários ter uma rede de informações para quem usa a bicicleta no seu dia a dia. Esse pacote é inicial, estamos entrando em contato com todas as empresas que prestam serviço aos ciclistas para irmos atualizando o aplicativo e as pessoas também podem informar, já que o perfil da ferramenta é colaborativo”, explicou Luiz. A partir do dia 31, o aplicativo também estará disponível para aparelhos com sistema iOS.

A ferramenta é resultado de uma parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin). O aplicativo integra os demais sistemas públicos que estimulam o uso da bicicleta de forma urbana, como o Mini Bicicletar, Bicicleta Integrada e o Bicicletar, tornando-se mais um aliado no objetivo de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do Brasil!

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou sobre as vantagens das ciclofaixas:  “Com a implantação das políticas públicas voltadas aos ciclistas, nós conseguimos reduzir em 57%, a morte dos usuários na nossa Cidade em 2016. É uma aposta inteligente e saudável que continuará sendo prioridade durante a nossa gestão”, destacou.

Fortaleza conta hoje com de 214 quilômetros de infraestrutura cicloviária. Entre as próximas ações, estão a implantação de uma ciclofaixa na Vila Manoel Sátiro e outra na Avenida Leste-Oeste. Fortaleza terá ainda, a primeira ciclovia de referência do Pais. O programa piloto financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Governo Federal, através do Ministério das Cidades, tem como objetivo incorporar a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes locais nos projetos e ações de mobilidade urbana no Brasil, associada à promoção da melhoria do transporte público e do transporte não motorizado, principalmente nas médias e grandes cidades do País.

 

Com a novidade inovadora, apostamos que deu até vontade de dar aquela pedalada, não é? Aproveite a oportunidade para baixar o aplicativo BoraPedalar e passear por nossa cidade de forma mais saudável! Fica a dica…:)

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *