Saiba o que podemos descobrir apenas pelo olhar de alguém
26 de outubro de 2016
Estudantes da Urca continuam ocupando reitoria em protesto contra PEC 241, no CE
27 de outubro de 2016

O Pátio Hype dá início a esta quinta-feira trazendo uma ótima notícia para os fortalezenses que usam a bike para se deslocar e passam pela grande Messejana. Trata-se da primeira ciclorrota da cidade, que foi pensada pela  Prefeitura de Fortaleza para incentivar e facilitar a vida dos ciclistas.

Localizada na rua Duarte da Costa, em Messejana, a estrutura segue os padrões recomendados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e é composta por símbolos vermelhos pintados no asfalto, identificando área para ciclistas, e placas de advertências para motoristas.

O trecho de 600 metros faz a ligação entre as ciclofaixas das ruas João Oliveira e Doutor Joaquim Bento. A ideia, segundo a Prefeitura, é chamar atenção dos condutores para reduzirem a velocidade e respeitarem o deslocamento de ciclistas.

→ Novidade

Com projeto coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o bairro Messejana é o primeiro da cidade a contar com a sinalização específica de ciclorrota, que chama a atenção dos condutores para reduzirem a velocidade e respeitarem o deslocamento de ciclistas.

O secretário de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, explica que a ideia é que bicicletas, carros e pedestres possam compartilhar o mesmo espaço com maior segurança.

ciclorrota-1

→ Ciclorrota e Ciclofaixa

A ciclorrota segue as diretrizes da resolução 550/2015 do Denatran e é uma infraestrutura cicloviária implantada em ruas locais, onde existe baixo fluxo de veículos motorizados e baixa velocidade desenvolvida por esses veículos, não sendo necessário, portanto, separar uma faixa exclusiva para bicicletas, como é feito no caso das ciclofaixas.

Em breve, a próxima ciclorrota a ser implantada na cidade será na Rua Padre Guerra, com 2,7 quilômetros de extensão, passando pelos bairros Parquelândia e Parque Araxá (Regional III). A Rua Padre Guerra é paralela à Avenida Jovita Feitosa e cruzará diversas ciclofaixas, sendo a alternativa indicada aos ciclistas que trafegam na região.

O Pátio Hype torce para que Fortaleza ganhe cada vez mais ciclorrotas e ciclofaixas, e você?

Fotos: Reprodução. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *