Clipe do dia – “What About Us”, a novidade da Pink!
18 de agosto de 2017
A boa do fim de semana (de 18 a 20 de agosto)
18 de agosto de 2017

O prefeito Roberto Cláudio inaugurou na manhã desta quinta feira (17), a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop – unidade Centro). O equipamento funciona de 8h  às 17h, na Rua Jaime Benévolo, 1059, disponibilizando café da manhã, almoço, sala equipada com televisão e computadores, lavanderia, banheiros e uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais e advogados.

O equipamento também vai oferecer diversos cursos e serviços com o intuito de fortalecer vínculos familiares e possibilitar um novo projeto de vida às pessoas atendidas. Há dois anos, Edilene Ferreira saiu de casa com a filha e o companheiro. Vivendo e dormindo na Praça do Ferreira, ela vê no equipamento a chance de melhorar a vida da filha de apenas dois anos. “Pelo menos aqui, ela vai comer duas vezes, vai tomar banho. Eu não queria ela na rua, mas é o que temos agora”, explicou.

Jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência encontrarão no Centro Pop atendimentos individuais e coletivos, além de encaminhamentos à rede socioassistencial e demais políticas públicas. “Desde fevereiro, estamos trabalhando com diversas parcerias para dar mais dignidade a essas pessoas. Inauguramos esse hoje, já temos um Centro Pop no Benfica, quatro abrigos e vamos inaugurar outro abrigo onde as pessoas possam dormir, ainda este ano”, comentou Elpídio Nogueira, secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDHDS).

Novos Caminhos

Como parte das políticas públicas para a reinserção social das pessoas em situação de rua, usuárias, ou não, de álcool e drogas, a Prefeitura de Fortaleza deu também início ao projeto “Novos Caminhos”.  Por meio das atividades do programa, dezenas de pessoas concluíram cursos profissionalizantes e conseguiram vaga no mercado de trabalho. “Boa parte deste Centro Pop foi erguido por pessoas que moravam na rua e que, depois de treinados, trabalharam na obra como pedreiro, eletricista, zelador e hoje, estão empregados e com o mínimo de dignidade”, ressaltou o prefeito Roberto Cláudio.

Fortaleza tem  atualmente 280 vagas nos quatro abrigos instalados na cidade, mas ainda existem 40 vagas disponíveis. A meta da Prefeitura de Fortaleza é fechar parcerias público privadas e com entidades do terceiro setor para garantir um número suficiente de abrigos para atender todos os moradores de rua de Fortaleza. “Isso vai ajudar a resolver o problema, mas é a abordagem pessoal que vai fazer a diferença. Precisamos entender que por trás de cada uma dessas pessoas tem um drama a ser vencido. Precisamos ter a delicadeza que o tema nos impõe, para encontrar um caminho alternativo para casa um deles. Não há fórmula pronta”, destacou o prefeito.

Sobre a nova sede do Centro Pop, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, comemorou: “A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado seguem investindo em obras sociais e nos serviços de atendimento à população mais carente, apesar das dificuldades”.

A nova sede do Centro Pop juntamente com as novas iniciativas devem trazer mais conforto e dignidade as pessoas em situação de rua, que tanto precisam. Que venham cada vez mais projetos e ações como esta, não é?

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *