PROCON da AL expandiu área de atuação para o interior em 2013
9 de janeiro de 2014
Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio AEA de Meio Ambiente
9 de janeiro de 2014

Fortaleza terá primeira escola bilíngue para surdos

Instituição atuará em tempo integral e começa a funcionar em março

educacao-surdos

A favor da inclusão educacional e depois de diversas e intensas reivindicações, começará a funcionar, a partir de março, a primeira escola bilíngue para surdos em Fortaleza. A instituição atuará em tempo integral e dará oportunidade para, aproximadamente, 200 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Na última terça-feira (7), o secretário municipal da Educação, Ivo Gomes, se reuniu com representantes da comunidade surda e com a a equipe da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) para discutir os detalhes da implantação, o prédio para o funcionamento, além da criação de um grupo de trabalho.

Grande parte dos deficientes auditivos se encontram em escolas regulares. No entanto, é recomendado pelo Ministério da Educação (MEC) que os alunos de séries iniciais se alfabetizem num ambiente favorável e que só depois seja incluido em escolas regulares.

De acordo com o censo de 2010 do IBGE, existem no Estado 250 mil surdos, onde cerca de 35 mil estão em idade escolar. Porém, há apenas duas instituições de estudo bilíngue no Ceará. Devido a isso, grupos se mobilizaram em favor do cumprimento do decreto 5626/2005, que garante esse direito aos deficientes auditivos.

 

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *