Os destaques na programação cultural da capital
10 de julho de 2018
Nego do Borel causa polêmica em clipe novo ao beijar ator…
10 de julho de 2018

Fruta da Paixão – Os tipos de maracujá e os seus benefícios!

Para começar, o maracujá é popularmente conhecido como a fruta da paixão, porque na época do descobrimento do Brasil, os jesuítas se encantaram com a flor da fruta. Dessa forma, surgiu toda uma relação simbólica com a Paixão de Cristo, a crucificação de Jesus e a flor se tornou representante da coroa de espinhos e três estames, sendo os cravos de luz.

Além de uma história super interessante, o maracujá tem uma lista de benefícios tanto para a saúde, quanto para a beleza e todas as partes da fruta podem ser usadas de alguma forma. Por exemplo, a casca e a semente, são ótimos esfoliantes. Quer saber mais? Desce mais um pouco e confere!

1.Tipos de maracujá

Alguns dos principais usos são para produção de frutos para consumo in natura (maracujá-doce), produção de frutos para sucos (maracujá-azedo), produção de flores para ornamentação (maracujá ornamental) e produção de matéria-prima com propriedades funcionais e medicinais para indústrias de alimentos, condimentos, cosméticos e farmacêutica. Incrível, não é mesmo?

2.Suco natural

Até hoje, a única polpa usada para escala industrial é a do maracujá-azedo, como sucos concentrados, fabricação de néctares, produtos lácteos, por exemplo o iogurte, bolos, sorvetes, mousses, entre outros.

Porém, a melhor maneira de consumir o maracujá é pelo suco natural, pois não tem excesso de açúcar e hidrata, refresca e proporciona um bem estar, ainda que não tenha ativos calmantes.

Ao prepará-lo com as sementes, não precisa se preocupar em coar, mas se você tiver problemas com gases ou doenças intestinais devem coar. Para ingerir o maracujá doce, a polpa é uma ótima alternativa, pois contém vitaminas C e A, minerais como o fósforo, potássio, cálcio, zinco, ferro e flavonoides.

3.Pectina

A pectina pode ser feita a partir da casca do maracujá, sendo usada para fabricar geleias. As farinhas, vendidas no mercado, ainda não possuem comprovação dos seus benefícios, porém, pode-se afirmar que elas têm uma quantidade de fibras.

4.Chá com efeito calmante e medicamentos fitoterápicos

As folhas do maracujá são usadas na preparação de chás com efeito calmantes e para a fabricação de medicamentos fitoterápicos. Para ter o resultado esperado pelo chá, tome moderadamente, porções separadas por saquinhos, sem misturar com outros medicamentos, assim como não deve-se ingerir antes de dirigir ou operar máquinas.

Enquanto os medicamentos devem ter orientação médica, pois o seu efeito é ainda mais forte por concentrar substâncias ativas específicas de formulação. Assim como o chá, não use com outros sedativos e antes de dirigir.

Quem é fã de maracujá? Deixe seu comentário e diga para a equipe do Hype se você gostou de saber um pouco mais sobre essa fruta deliciosa, certo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *