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Ginastica laboral – 5 exercícios para fazer durante o trabalho!

Quem nunca sentiu dor nas costas depois de um longo dia de trabalho, não é mesmo? Para evitar tais problemas, confira aqui a lista que o Pátio Hype preparou para você com exercícios que aliviam a tensão durante o trabalho.

 na correria do dia-a-dia se torna cada vez mais comum as queixas por dores decorrentes de alterações posturais, lesões por esforços repetitivos (LER) dentre outros. Por isso, a prática de exercícios laborais é tão importante.

Além da correção de postura, a modalidade auxilia na redução da tensão emocional e, consequentemente, na melhoria das relações interpessoais. O resultado é uma melhora na qualidade de vida!

1 – Preparatório para as costas

O objetivo desse exercício é alongar os músculos das costas antes de um longo dia de trabalho. Dessa forma você começa o dia mais disposto e deixa seu corpo pronto para o esforço.

Como fazer:

  • Fique de pé, relaxe os braços e incline o pescoço para a frente tentando encostar o queixo no peito;
  • Contraia os músculos das costas, como se estivesse enrolando o corpo para a frente, comece pelos músculos superiores contraindo até chegar na região da lombar;
  • Assim que sua cabeça estiver na altura do quadril, tente encostar os dedos das mãos nos dedos dos pés sem tirar o queixo do peito;
  • Desenrole devagar, agora de baixo para cima: primeiro os músculos inferiores depois toda a região superior e por fim o pescoço.

Obs. todos os movimentos devem ser feitos vagarosamente e com muita atenção à respiração.

2 – Correção da postura

após longos períodos sentados, é comum sentir um desconforto, principalmente na região da lombar. Esse exercício alivia a tensão na coluna além de auxiliar na correção da postura. Além disso, você não precisa nem se levantar!

Como fazer:

  • Com as pernas viradas para frente, coloque sua mão direito no braço esquerdo da cadeira e o seu braço esquerdo nas costas da cadeira;
  • Puxe até sentir uma rotação na coluna e nos músculos das costas;
  • Segure por 20 segundos e em seguida repita o movimento para o outro lado.

3 – Alongamento de pulsos

Pessoas que trabalham por longas horas digitando, escrevendo ou fazendo qualquer esforço repetitivo podem sofrer com dores fortes nas mãos e nos pulsos. Por isso é importante alongar, de tempos em tempos as articulações das mãos.

Como fazer:

  • Com a mão direita, puxe os dedos os dedos da mão esquerda para trás e mantenha o braço alongado por pelo menos 3 segundos;
  •  Repita o procedimento no outro braço.

Obs. esse movimento deve ser feito várias vezes durante o trabalho.

4 – Leg Lifts

Recomendado para pessoas que passam muito tempo sentadas, o leg lift é um dos exercícios mais práticos para serem feitos na rotina de trabalho.

Como fazer:

  • Estique as pernas e cruze-as, colocando uma em cima da outra;
  • Levante as duas do chão e pressione a perna de cima, criando um peso sobre a outra;
  • Repita o processo invertendo as pernas de posição 3 vezes.

Obs. esse exercício pode ser feito até a exaustão, ou seja, até você sentir o músculo ficar fadigado.

 5 – Relaxamento do pescoço

Depois de muito tempo olhando para a tela do computador, é normal que os músculos do pescoço fiquem tensionados e doloridos. Para evitar maiores complicações e aliviar a tensão. Realize esse movimento pelo menos uma vez por dia.

Como fazer:

  • Mantenha a coluna ereta e incline o pescoço para a esquerda;
  • Rotacione lentamente o pescoço no sentido horário, visando encostar o queixo no peito;
  • Em seguida, incline-o para a direita e deixe a cabeça cair sobre as costas o quanto você conseguir
  • Faça 4 rotações em cada sentido.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e aproveite para experimentar uma, ou porque n’ao todas as técnicas acima. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ver mais matérias como essa.

Fotos: Reprodução

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