Que tal ver a Terra do espaço ao vivo?
10 de julho de 2017
Cinemóvel Carrefour em Fortaleza
10 de julho de 2017

Vem aí mais reforço para nossa segurança pública! Isto porque nesta segunda-feira (10) o Governo do Ceará entregará 329 novas viaturas para as forças de segurança que compõem o Sistema de Segurança do nosso estado. As novas viaturas irão incrementar o reforço da frota, bem como aprimorar a atuação policial no Estado. A entrega acontece, às 9 horas, em cerimônia no estacionamento externo da Arena Castelão, com a presença do governador Camilo Santana e do secretário da Segurança Pública, André Costa. Ao todo, o Governo investiu mais de R$ 28 milhões na compra dos veículos e dos equipamentos.

Para o secretário da Segurança Pública, André Costa, as novas viaturas irão contribuir para o aumento no patrulhamento das ruas. “É muito importante esse reforço porque as viaturas rodam muitas horas por dia e, com o tempo, é natural que apareça algum defeito ou que o carro precise passar por alguma manutenção. Agora recebemos essa injeção de mais de 300 viaturas e poderemos colocar mais carros nas ruas. Vai nos ajudar muito a reduzir os assaltos e contribuir para a redução dos números de homicídios e latrocínios”.

Os automóveis adquiridos para a Segurança Pública são picapes e minivans dos modelos Duster, Trailblazer, Pajero e Aircross equipadas para atuação imediata nas ruas. Os veículos incluem tablets para monitoramento das operações em tempo real, em substituição aos TMDs (Terminais Móveis de Dados), e dotados com sistema de localização GPS (Sistema de Posicionamento Global), para traçar as rotas percorridas das viaturas e realizar o rastreamento das ocorrências via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Tecnologia e melhorias

O sistema tecnológico embarcado das novas viaturas da PM utilizam equipamentos da Tetrapol (sistema de transmissão de voz) e da Autotrac (rastreamento da frota e transmissão de dados). A aquisição dos equipamentos de comunicação de dados e rastreamento via satélite/GPRS para as novas viaturas da SSPDS permite o monitoramento em tempo real das ocorrências em curso e possibilita aos agentes de segurança a chegada mais rápida aos locais de ocorrências, reduzindo assim, o tempo de deslocamento dos veículos.

A tecnologia de radiocomunicação digital de padrão Tetrapol é utilizada por diversos órgãos de segurança espalhados pelo mundo. O sistema emprega o formato de rádio digital sem fios que permite transmissão e segurança da comunicação nas ocorrências envolvendo as vinculadas do Sistema de Segurança Pública do Estado. A chegada do padrão Tetrapol ao Ceará veio como legado de segurança implementado durante a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Por funcionar em meio digital, a rede de transmissão de dados é criptografada e protegida contra violação, por usar faixa de frequência dedicada exclusivamente à segurança pública.

O sistema Autotrac, com integração ao sistema de atendimento e de despacho da Ciops, permite visualizar todas as informações topográficas do Estado através do GPS instalado nas viaturas. Os dados das ocorrências policiais e de serviços de emergência são enviados do Núcleo de Despacho da Ciops, em Fortaleza, via teleatendimento, e transmitidos para as viaturas e vice-versa. O mapa georreferenciado propicia ao operador de despacho visualizar a unidade móvel mais próxima do acontecido, bem como armazena, cronologicamente, todas as informações atinentes às ocorrências geradas, desde a sua criação até o encerramento.

Nós parabenizamos o Governo do Ceará pela iniciativa e seguimos torcendo para nossa segurança pública melhore a cada dia, garantindo o direito dos cidadãos e famílias cearenses de viverem seu dia a dia com tranquilidade e proteção!

 

 

Serviço:

Entrega de 329 viaturas para as forças de segurança do Estado

Data: 10 de julho de 2017 (segunda-feira)

Horário: 9 horas

Local: Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901 – Castelão), acesso ao estacionamento pela Av. do Contorno.

 

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *