No Ceará, curso de Beer Sommelier ensina sobre universo cervejeiro
27 de junho de 2018
Curso de improviso teatral para crianças na Vila das Artes
28 de junho de 2018

Governo do Ceará receberá Escola de Gastronomia do Grupo M. Dias Branco

O Governo do Estado do Ceará inaugura nesta sexta-feira (29) a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, uma doação do Grupo M. Dias Branco ao Governo do Ceará, que fará a gestão por meio da Secretaria da Cultura do Estado e Instituto Dragão do Mar. A escola funcionará na região do Bairro Vicente Pinzon e tem o objetivo de oferecer capacitação e formação em panificação e confeitaria para todo Brasil, oferecendo mais de 5 mil cursos para toda população do Ceará interessada em se qualificar na área.

A festa de inauguração contará com a presença do Governador do Ceará, Camilo Santana, representantes do Grupo M Dias Branco e outras autoridades. Na ocasião, haverá homenagens aos cozinheiros do bairro; Solange Almeida do Ponto da Muqueca, Maria Vilani Rodrigues, do Restaurante Vilani e Alfredo Louzada de Souza Filho, o Alfredo Rei da Peixada.

A programação começa às 17h com apresentações dos artistas do bairro Vicente Pinzon; grupo de flautas, Acordarte, o garoto prodígio de 12 anos, Gustavo dos Teclados, e o grupo de hip hop Castelo de Rima. Haverá ainda show com o rapper consagrado que nasceu na comunidade do Serviluz Erivan Produtos do Morro, e às 19h, se inicia a solenidade. Em seguida, às 21h, sobe ao palco a cantora carioca Mart’nália, e encerrando a noite tem a banda de forró Painel de Controle. O evento será aberto ao público, na rua, num palco localizado ao lado da escola e pretende atrair 5 mil pessoas.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco tem o objetivo de contribuir  para melhorar os índices de renda e empregabilidade dos jovens de 18 a 29 anos que buscam qualificação profissional na comunidade. Ação que fortalece as políticas públicas para juventude que vive em comunidades vulneráveis. A Escola vai abranger os bairros do Castelo encantado, Mucuripe, Serviluz, Conjunto Santa Terezinha, Praia do Futuro,  Cais do Porto, Papicu, Dunas e Entorno da Regional II, dentre outros. Serão ofertados cursos nas áreas de panificação, confeitaria e auxiliar de cozinha que irão possibilitar oportunidades de empregos em restaurantes, supermercados, bares e hotéis.

Programa Escolas da Cultura

Inserida no O Programa Escolas da Cultura, que tem sua origem no compromisso estabelecido pelo Governador Camilo Santana em seu Plano de Governo, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco fará parte da rede de equipamentos de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, como a Vila da Música, no Crato, e a Escola Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, e o Theatro José de Alencar, com o Curso de Princípios Básicos de Teatro.

“A Escola de Gastronomia, em primeiro lugar, revela um compromisso social do Grupo Ivens Dias Branco com o próprio território e comunidades envolvidas no entorno do equipamento. Ele oferta para a cidade uma escola muito bem equipada, com um ambiente voltado para formação profissional para quem atua na gastronomia com especialização no próprio setor do grupo. Destaco que esse equipamento é um presente para a cidade e uma doação do Grupo Ivens Dias Branco para o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura. A escola vem também ampliar a rede de equipamentos inseridos no Programa Escolas da Cultura, traduzindo a política da Cultura, Educação e formação artística e cultural, que é uma das agendas estratégicas da Secult no governo de Camilo Santana”,destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.

A premissa do Programa Escolas da Cultura é composta pela interface entre arte, cultura, educação e inovação para formação profissional e desenvolvimento de experiências estéticas e de capacidades para a vida em sociedade, numa perspectiva de formação dialógica, criativa, construtiva, autônoma, colaborativa, transdisciplinar e como processos de mão dupla entre as instituições formativas e seus públicos.

O Presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares, ressalta que a escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco foi um projeto que surgiu juntamente com o da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes, do Governo do Estado, e juntas vão possibilitar mais de 15 mil matrículas por ano. “As escolas vão dar visibilidade a gastronomia cearense em todo país, e ainda oferecer formação a uma nova geração, que por força da tradição, vem conquistando cozinhas em todo o mundo e agora vão ter a oportunidade de se tornarem chefs de alta qualidade”. Pontua Linhares.

O Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar tem larga experiência em gestão de escolas de formação sendo responsável, por meio de contrato de gestão, pela administração e execução de políticas públicas da Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Escola Grande Bom Jardim de Arte e Cultura, da Escola de Hotelaria e Gastronomia da Estação das Artes e agora a Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco – equipamentos da estrutura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) -, bem como do Centro de Formação Olímpica, da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará.

Serviço:

“Festa de Inauguração da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco’’
Data: 29 de junho, às 18h
Local: Rua Manuel Dias branco, 20. Bairro Vicente Pinzon

Acesso Gratuito

Fotos: Reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *