Mitos e verdades sobre os probióticos
6 de julho de 2011
Beyoncé participará de novo filme de Clint Eastwood
6 de julho de 2011

Guarda-roupas sustentável

 

Já passou pela sua cabeça que fibras, garrafas pet, algodão orgânico, sacolas plásticas e até bambu possam servir de matérias primas para a fabricação de roupas? O fato é novidade para muitas pessoas, mas estilistas do mundo todo há tempos apresentam a ideia nas passarelas e chamam a atenção para a necessidade de vestir a camisa da sustentabilidade. O No Pátio mostra a tendência de roupas ecologicamente corretas!

Segundo dados do Environmental Protection Agency (EPA), a indústria têxtil ocupa um dos primeiros lugares quando o assunto é consumo de recursos naturais. Por isso, a grande onda do momento é a produção de peças com matérias primas orgânicas, que são cultivadas sem a aplicação de pesticidas ou inseticidas, o que ajuda a preservar a natureza. Nas plantações de algodão convencional, o uso de pesticidas chega a ser oito vezes maior que no espaço destinado ao cultivo de alimentos. Isso representa 30% do uso de pesticidas da Terra, um número muito alto!

Emma Watson, uma das atrizes mais queridas de Hollywood, já abraçou a causa e, no começo desse ano, pousou para a quarta campanha da marca People Tree, que comercializa produtos ecologicamente corretos. Vestidos, blusas, saias e acessórios originados de matéria prima orgânica deixaram a eterna amiga de Harry Potter cheia de atitude em benefício da causa!

Se a roupa de algodão ainda é uma das preferidas dos consumidores, por que não trocá-la por algodão 100% orgânico? O material é uma fibra extremamente confortável e mais pura. Aliada ao estilo e a sustentabilidade, também anda a economia. Com o fim do uso dos pesticidas e do consumo de produtos orgânicos, as famílias que trabalham nas plantações ou moram nos arredores são beneficiadas com o cultivo limpo.

E quem pensa que vai abrir não da sofisticação ao optar por produtos naturais, está muito enganado! Os produtos verdes oferecem inúmeras possibilidades para a fabricação de vestidos, blusas, saias e até sapatos e acessórios. Muitos estilistas criam coleções que vão de roupas despojadas à lingerie! A marca inglesa Eco Boudoir (www.eco-boudoir.com) lançou uma coleção de lingeries sustentáveis e fabricadas com materiais orgânicos. Jenny White, a designer da marca, usou seda, bambu e pigmentos naturais para compor as peças. O conforto e a elegância ficam por conta do acabamento impecável!

Jenny ainda possui um site (www.morethanprettyknickers.com), onde constantemente faz campanhas em prol da sustentabilidade. Em uma dessas medidas, a designer criou a campanha “Se não sabe o que tem em suas calçinhas, por que você as usa?” O intuito é fazer com que as mulheres pensem de forma ecologicamente correta ao comprarem as roupas íntimas, levando em conta o cultivo correto do algodão e a não utilização de pesticidas.

No entanto, é importante ficar de olho em todas as etapas de produção das peças. Não é só porque elas são feitas de algodão orgânico que são totalmente ecológicas! Os processos que envolvem a fabricação também influenciam nos danos à natureza. Por mais que as peças sejam de matéria prima orgânica, se florestas foram derrubadas ou a mão-de-obra infantil explorada, a natureza não foi poupada. Para haver sustentabilidade é necessário o seguir outros passos também. Você pode e dever abraçar essa ideia, sem deixar de lado o conforto e a beleza!

 

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *