Maroon 5 confirmada no Rock in Rio 2017
29 de agosto de 2016
Os melhores looks do VMA 2016!
29 de agosto de 2016

Sim, jogadores e jogadoras de plantão! Hoje é o Dia Internacional do Gamer!!! Seja você fã da velha guarda que não dispensa um bom SuperMario jogado em um Super Nintendo até os campeões de League of Legends, hoje o dia é para você! E para quem curte um jogo de corrida, de luta, até mesmo o fogo da cobrinha no celular antigo. É game? É eletrônico? É viciante? Está valendo!!!

Mas, de onde vem essa história de Dia Internacional do Gamer? Simples… Lá em 2008, um grupo espanhol de revistas voltadas para o público gamer decidiu que o dia 29 de agosto seria o dia para comemorar essa paixão eletrônica. Mas, e o que é ser um gamer?

[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=_F2-qRi5PaQ[/youtube]

Gamer é muito mais do que uma pessoa que gosta de jogar videogame de vez em quando, nas horas livres. Um verdadeiro game tem sentimentos profundos em relação ao seu jogo favorito. Chora quando joga The Sims. Se irrita profundamente quando roda no Mário Kart. É apaixonado pelos gráfico de Assassin’s Creed. É algo que vai dentro do coração, entendem?

E claro, não precisa ser do tipo que faz do videogame a razão de viver. Sem exageros, ok? Seja jogando quando dá ou tendo verdadeiras maratonas, um gamer ama o jogo que joga e sempre tem um preferido dentre os preferidos. E exatamente para relembrar – ou melhor, para dar mais vontade, porque o verdadeiro gamer nunca esquece – separamos alguns dos games mais importantes de todos os tempos!

Dia Internacional do GamerSpace Invaders
Esse jogo de 1978 foi o responsável pela popularização maciça dos games em locais públicos. Os chamados arcades – aquelas grande máquinas de colocar moedas e jogar – se espalharam rapidamente por bares e lanchonetes. “Space Invaders” pode não ter sido o primeiro videogame inventado, mas foi um dos primeiros com diferentes níveis de dificuldade e interação com um “Inimigo” a ser destruído no jogo.

Dia Internacional do Gamer2Pac-Man
Ninguém precisa explicar o que foi o fenômeno Pac-Man quando ele foi lançado em 1980. A loucura foi tanta que ainda hoje o jogo faz muito sucesso.

Dia Internacional do Gamer3SuperMario Bros.
Para muitos Gamers, esse jogo de 1985 é o mais importante de todos os tempos. E é fácil entender o porquê: primeiro pela volta com força dos consoles caseiros em vez dos Arcades. Segundo, por que enfim um personagem era sempre motivado a ir em frente, passando por diferentes mundos, diferentes cenários, com diferentes poderes. Afinal, Mário cresce, encolhe, voa, solta bolas de fogo, vira uma estrelinha… E claro, tudo isso de uma forma bem simples de controlar. É muito amor até hoje…

Dia Internacional do Gamer4Tetris
Se hoje você passa horas jogando em seu smartphone, agradeça ao inventor do Tetris. Isso por que esse aparentemente bobo quebra-cabeça de empilhar foi algo muito desafiante e que fez muito sucesso em 1984. E adivinhem qual foi o jogo escolhido para o lançamento do primeiro videogame portátil em 1989? Esse mesmo!

Dia Internacional do Gamer5SimCity
Sim, um dos jogos mais populares ainda hoje teve seu pai nascido lá em 1989! Foi uma das primeiras revoluções gamers. De repente, o jogo não era mais sobre ganhar ou perder, e sim, sobre construir sua própria cidade! Podemos dizer ainda que, graças a SimCity os jogos de estratégia em tempo real começaram a ganhar força. E claro, não teríamos The Sims se não fosse o SimCity.

Dia Internacional do Gamer6Street Fighter II
O primeiro Street Fighter era legal… mas não chegava aos pés da segunda versão lançada! gráficos melhores, jogos com multiplayer, melhor de três e uma jogabilidade ótima. Quem nunca simplesmente apenas saiu apertando loucamente os botões  e mesmo assim ganhou as lutas?

Dia Internacional do Gamer7Legend of Zelda
A grande novidade deste jogo foi a possibilidade de começar um jogo, salva-lo e continuar a jogada no dia seguinte. Até porque, Zelda foi criado de forma que é impossível finalizá-lo em uma jogada apenas!

Dia Internacional do Gamer8Doom e Quake
Em 1993, o primeiro jogo em primeira pessoa chegou entre nós. E graças a Doom, hoje você pode ficar atirando por horas em jogos multiplayer como Counter Strike. Foi através de Doom também que a violência nos games passou a ser mais discutida, visto que os gráficos tridimensionais eram uma senhora novidade para a época. E foi outro jogo, Quake, que definiu os parâmetros dos jogos de tiro multiplayer e arsenais utilizados ainda hoje.

Dia Internacional do Gamer9Mario 64
Não foi lá um sucesso de público, mas tem seu mérito por introduzir cenários em três dimensões aos jogos de plataforma. Muitos estranharam a novidade, que era difícil de jogar e de controlar. Mas foi um salto e tanto nos gráficos dos jogos.

Dia Internacional do Gamer10Resident Evil
Que tal misturar a emoção do videogame com o terror do cinema? Assim fez a Capcom em Resident Evil. Pela primeira vez, a ideia era o jogador jogar sozinho em um quarto escuro. Afinal, quer algo mais assustador do que a ansiedade de que a qualquer momento algo iria acontecer? E com o jogo em primeira pessoa e o ambiente escuro e claustrofóbico do jogo em si, a emoção era ainda mais extrema.

Dia Internacional do Gamer11Final Fantasy – a série
A mistura de RPG e videogame se consolidou de vez com a série de Final Fantasy. O jogador enfim representava o personagem de tal maneira que se envolvia profundamente com a história. História essa que, por sinal, nunca acaba, lá se vão muitos episódios, e cada um supera e muito em qualidade gráfica o anterior. Os mais apaixonados não esquecerão jamais o episódio VII, de longe o mais popular da série.

Dia Internacional do Gamer12SuperMario Kart
Os jogos de corrida sempre foram populares. Mas SuperMario Kart misturou duas paixões: corrida e os personagens de Supermario Bros. Não tinha como dar errado…

Dia Internacional do Gamer13Grand Theft Auto III
O famosos GTA incendiou as discussões sobre ética nos videogames. Com grandes referências à criminalidade, o jogo pede que se bata em prostitutas, atropele velhinhas, corra em alta velocidade com os carros, tudo o que é fora da lei é permitido e dá pontos extras. O terceiro episódio sem dúvidas foi o mais marcante com a chegada dos gráficos tridimensionais.

Dia Internacional do Gamer14World of Warcraft
Ele pode não ter sido o primeiro game do tipo MMO (massive multiplayer online, ou seja, muitos jogadores online), mas sem dúvidas foi o que mostrou ao mundo o poder deste tipo de jogo em 2004. Ele chegou a ser assinado por 12 milhões de jogadores em todo o mundo que se encontravam online – graças à popularização da internet banda larga – no mundo de Azeroth.

Dia Internacional do Gamer15Wii Sports
O caso do Wii Sports é parecido com o do Mário 64. Não é o maior jogo do mundo, mas tem sua importância histórica por mudar a forma de se jogar. Através do Wii, o jogador pode enfim se livrar do joystick e os jogos passaram a ser controlados pelo movimento do corpo. Assim nasciam os jogos de imersão.

Dia Internacional do Gamer16Angry Birds
Até o lançamento de Angry Birds, os jogos de celular se resumiam a basicamente o jogo da cobrinha e tetris. Havia uma ou outra exceção, mas este não era nem de longe um mundo explorado. A partir do jogo dos passarinhos raivosos, o mundo viu nos smartphones uma nova possibilidade para o mundo dos videogames.

Dia Internacional do Gamer17Farmville
Se hoje você ama jogar Candy Crush Saga, não ouse falar mal de Farmville! O jogo que todos amavam odiar nos tempos do Orkut foi o primeiro game social da história. Ou seja: pela primeira vez você podia fazer amizades, pedir ajuda e ajudar amigos pelo videogame sem, para isso, necessariamente jogar junto alguma saga ou algo do tipo.

Dia Internacional do Gamer18League of Legends
O jogo foi lançado em 2009, quando jogos do tipo MMO envolvendo vários jogadores em um universo já não era mais nenhuma novidade. mas LOL conseguiu envolver o público de forma tal que hoje em dia é tratado como esporte profissional. Sim, existem jogadores profissionais de LOL que competem em grandes eventos pelo mundo afora.

Dia Internacional do Gamer19Minecraft
O sonho de todo pai e professor foi lançado em 2011. Se nos anos 80 o sonho de desenvolvimento e diversão infantil era um Lego – com todas as suas possibilidades de raciocínio lógico e coordenação motora que ele oferecia, quando Surgiu Minecraft a coisa foi para o mesmo lado.

Ufa, diga se aí tem ou não tem jogos para todo os gostos? Melhor forma EVER de comemorar o Dia internacional do Gamer, não é mesmo?

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *