Os homenageados no I Anima Ceará
17 de maio de 2018
Bazar La Boutique – Edição Avante traz grandes novidades de 24 a 26 de maio!
17 de maio de 2018

Homem amputado das duas pernas chega ao topo do Everest

O que é dificuldade para você? O que você acha praticamente impossível? Fazer exercício todo dia? Economizar dinheiro? Viver sem as redes sociais? Vivemos em tempos que muita gente perdeu a noção do que é real ou não, e acaba vendo dificuldades em tudo. Para um homem amputado das duas pernas, o que você acha que seria impossível? Voltar a viver normalmente? Não se este homem for o chinês Xia Boyu…

Aos 69 anos, o alpinista Xia Boyu realizou um sonho que muitos consideravam impossível. Ele chegou ao cume do monte Everest, o mais alto do mundo. Após quatro tentativas frustradas, o chinês conseguiu conquistar os 8.848 metros de altitude do monte.

Em 1975, Xia participou de uma equipe chinesa que tentou escalar o Everest. Porém, eles enfrentaram uma forte tempestade de neve e não completaram a rota. Com pouco oxigênio e temperaturas extremamente baixas, o alpinista acabou com os dois pés congelados e, posteriormente, amputados. Em 1996, ele descobriu um tipo de câncer no sangue, chamado linfoma, e acabou precisando amputar as duas pernas, logo abaixo do joelho.

Em 2014, ele tentou novamente conquistar o monte, mas uma avalanche interrompeu seus planos. Essa avalanche foi a mesma que atrapalhou o cearense Rosier Alexandre. No ano seguinte, uma nova tentativa frustrada, dessa vez por um forte terremoto que atingiu o Nepal. Já em 2016, a apenas 200 metros do cume, o mau tempo obrigou o alpinista a desistir mais uma vez de seus sonhos.

Xia quase viu seu sonho ser frustrado novamente quando o governo do Nepal proibiu, em 2017, que pessoas bi-amputadas ou deficiente visuais escalassem o topo do mundo. Porém, a justiça suspendeu a decisão por ela ser discriminatória. E enfim, esta semana, ele alcançou o topo do monte. Antes dele, o único homem amputado a chegar ao topo do Everest foi o neozelandês Mark Inglis, em 2006.

Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *